11 de agosto de 2020

Açaí: O fruto da moda

O açaí é um fruto altamente consumido no Brasil, principalmente na região norte, mas que também se expandiu para a Europa e América devido aos benefícios atrelados ao seu consumo. Tanto se falou desse fruto que recentemente criaram produtos estéticos e bebidas energéticas com base no açaí para comercialização e tem feito enorme sucesso. Sabe-se que, atualmente, 85% da produção mundial de açaí é brasileira devido às condições propícias para seu crescimento em solo tropical. Sem dúvida o açaí é o fruto da moda e veio para ficar, mas quais seus reais benefícios para a saúde e boa forma?

Alto teor de energia

Trata-se de uma das frutas disponíveis no mercado com o mais alto teor de energia. Para se ter uma ideia, a polpa do açaí pode ultrapassar 200 calorias em apenas 100 gramas. Algumas polpas de açaí dependendo do processo de produção e cultivo pode apresentar 25 gramas de carboidrato por porção e 3g de lipídios. Até por isso o açaí é chamado de fruto dos atletas, por seu alto teor calórico e energético.

Rica em antioxidantes

O açaí é conhecido também por ter alto teor de antioxidantes e minerais, como o ferro e fósforo que atua no fortalecimento dos ossos. A presença de fibras solúveis e insolúveis também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino evitando uma série de incômodos como prisão de ventre e combatendo o mau humor através da manutenção da flora intestinal. Também ajuda a aumentar o colesterol HDL e diminuir o LDL combatendo assim possíveis problemas do coração.

Açaí: O fruto da modaPerda de peso

O açaí ajuda a acelerar o metabolismo, devido à presença de aminoácidos e, por isso, pode ajudar no emagrecimento. Por ser rico em fibras também auxilia na sensação de saciedade, evitando excessos nas porções e alimentos fora de hora. O ideal é ingerir pequenas quantidades, pois o fruto quando consumido em grandes quantidades pode ser calórico. Use a energia disponibilizada pelo açaí para a prática de atividades físicas.

Previne envelhecimento

A presença de flavonoides e antocianinas protegem as células do corpo da degeneração celular, renovando constantemente as células e evitando tanto aspectos ligados à estética quanto combatendo os radicais livres que levam ao câncer, derrame e doenças cardíacas.  Inflamações crônicas como asma e doenças autoimunes também podem encontrar benefícios do açaí, uma vez que o fruto ajuda a reduzir a inflamação e a dor naturalmente, sem a necessidade de prescrição de medicamento que geralmente trazem efeitos colaterais.

Show Full Content
Previous O que é Dieta Paleo?
Next Aeróbico: Antes ou depois da musculação?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Qual a importância da vitamina D?

27 de março de 2015
Close