11 de agosto de 2020

Alimentos antioxidantes e seus benefícios são importantes e trazem diversos benefícios a saúde, porem, é importante saber como eles atuam no corpo.

Antioxidantes contra os radicais livres

Os radicais livres são moléculas desenvolvidas de forma natural pelo corpo durante o momento em que respiramos e produzimos energia. Tais moléculas em conjunto com outros componentes do organismo, podem originar inúmeros problemas a saúde.  Para impedir e reduzir a ação dos radicais livres, o nosso corpo desenvolve moléculas denominadas antioxidantes.  Portanto, o problema ocorre no momento em que há um excesso de radicais livres e o nível de antioxidantes naturais não são suficientes para neutralizar a sua ação, colaborando dessa forma, para o envelhecimento precoce e inclusive o desenvolvimento de diversas doenças.

 

mulher com fita métrica na barrigaOs Antioxidantes ajudam a emagrecer

A semelhança entre os antioxidantes e o controle do peso é muito conhecida. Determinadas substâncias possuem ação anti-inflamatória. Significa que além de neutralizar os radicais livres, reduzem a inflamação no organismo. E quanto menor for a quantidade de inflamação, o organismo atua de forma mais eficaz no processo de emagrecimento.

Portanto, para maximizar e aumentar os resultados no emagrecimento, é importante acrescentar uma quantidade maior de alimentos com propriedades antioxidantes consumidos.

Frutas e seus derivados

são fontes naturais de Antioxidantes, como a vitamina C, a vitamina E, os carotenóides e flavonóides.

Listamos abaixo as melhores frutas com ação antioxidante:

Framboesa, amora preta, groselha vermelha, groselha espinhosa e cereja (maior concentração), ameixa, morango, carambola, goiaba, uva, maça, manga, kiwi, melão, mamão, abacate, coco, melancia, banana, laranja, sapoti, baguaçu e jambolão.

Entre as polpas congeladas as de acerola, açaí e morango são as que mais se destacam, com maiores valores de fenóis, chegando até 580mg/100g.

 Verduras e hortaliças

Também são antioxidantes naturais. Destacando-se: a cebola branca, espinafre, alface lisa e a couve-flor.

 

garrafa de vinho

Bebidas

Os vinhos, por possuírem uma grande variedade em sua composição de resveratrol, um tipo de polifenólicose, seus derivados.

A atividade antioxidante também é observada em outras bebidas, como o chá preto, o chá verde, licor de noz verde, devido a sua composição de fenóis.

Plantas e temperos

Plantas e temperos também são ótimas fontes naturais de antioxidantes, destacando-se neste grupo, a Própolis brasileira, o Pólen apícola, o Orégano, a noz-moscada, entre outros.

 Sementes

Sementes são fontes alternativas naturais de antioxidantes, neste grupo as mais importantes são: Sementes de Uva, as de Tamarindo, Semente de Abacate, Semente de Manga, de Jaca, Sementes de Feijão-fradinho e sem deixar de mencionar o Cacau (Clique aqui para comprar Cacau Puro).

É importante observar que o consumo de alimentos naturais como fonte de antioxidantes é extremamente eficiente, pois contribui de forma direta sem interferência de outros componentes que poderiam prejudicara absorção por parte do organismo.

Show Full Content
Previous Óleo de copaíba – O que é e para que serve?
Next Óleo de coco e seus benefícios para o organismo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Qual a importância das frutas na alimentação?

20 de fevereiro de 2015
Close