22 de outubro de 2021

A aveia é uma importante fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, os quais são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Sendo assim, a presença de todos esses componentes na aveia promove uma lista extensa de benefícios para o corpo. Por isso, é considerado um superalimento.

Esse alimento é uma ótima opção nutritiva para começar bem o dia. A aveia pode ser incluída em todos os tipos de dietas e receitas ao longo do dia. Além disso, pode ser encontrada em forma de farinha, farelo ou flocos. Veja a seguir quais os tipos de aveia e os benefícios desse superalimento no seu dia a dia!

Aveia em flocos

 

Quais os tipos de aveia?

Há diversos tipos de aveia e é comum surgir a dúvida sobre qual escolher: flocos, farelo ou farinha. Apesar da presença de nutrientes, há diferenças entre elas em relação à quantidade de fibras, vitaminas, minerais e carboidratos presentes. Além disso, os diferentes formatos são adaptados a cada tipo de consumo e receita.
Confira:

Flocos de aveia: esses são os grãos inteiros da aveia prensada. Com isso, não há perda de nutrientes. É possível encontrar versões em flocos finos ou normais com a mesma propriedade nutricional;

Farelo de aveia: esse formato é obtido a partir da casca do grão de aveia. Por essa razão, é rico em fibras. O farelo pode ser aproveitado em diversas receitas;

Farinha de aveia: é obtida a partir da parte interna do cereal. Sendo assim, contêm menos fibras, no entanto, mantém os demais nutrientes intactos. Na culinária, essa variação da aveia pode ser usada como substituta de farinha branca nas receitas.

Quais os benefícios da aveia em flocos?

A riqueza de nutrientes presentes na aveia contribui para um bom funcionamento do organismo e, por isso, é indicado na alimentação para a manutenção da saúde. Os flocos de aveia têm um maior poder nutritivo em comparação com outros tipos, mas para ser eficiente precisa ser consumida de forma regular. Descubra a seguir os principais benefícios da aveia em flocos.

Regula o colesterol

A fibra beta-glucana, presente na aveia em flocos, diminui os níveis de colesterol no sangue e reduz o risco de doenças cardiovasculares. A vitamina C pode potencializar essa ação. Por isso, associe a aveia a um alimento rico desse nutriente e ajude a controlar a pressão arterial.

Atua no controle dos níveis de açúcar no sangue

As fibras da aveia também são capazes de controlar os altos níveis de açúcar no sangue. Por isso, diabéticos são incentivados a consumirem esse superalimento. Com isso, adquira o hábito de inserir uma porção de aveia em flocos no seu café da manhã para controlar e evitar o surgimento de diabetes.

Melhora o funcionamento do intestino

Os nutrientes da aveia em flocos ajudam no bom funcionamento do intestino, o que evita o acúmulo de toxinas que levam ao câncer de intestino e evita a prisão de ventre. A aveia estimula a eliminação dessas substâncias tóxicas e promove a renovação celular.

Reduz a pressão alta

Os antioxidantes presentes na aveia aumentam a produção de óxido nítrico no corpo, o qual contribui para dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos. Isso facilita a circulação do sangue e diminui a pressão arterial.

Preste atenção nas variações de aveias, como aquelas com sabor, mingais, frutas secas ou com adição de outros produtos. Nesses casos, é necessário analisar a embalagem e observar a adição de açúcar e outros ingredientes processados no alimento. Por isso, converse com um nutricionista para receber a melhor indicação e procure por lojas de produtos naturais.

Confira os produtos da Nutrição Inteligente acessando o nosso site!

Show Full Content
Previous Quais vitaminas e minerais são essenciais para aumentar a imunidade?
Next Spirulina: o que é e quais os seus benefícios?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Quais são os principais pré-treino e pra que servem?

16 de setembro de 2014
Close