23 de outubro de 2020

pasta de amendoim é um alimento de característica oleaginosa, rica em gorduras boas, ômega-6, proteínas e que contém uma carga baixa de carboidratos. Nem precisa dizer que fica deliciosa combinada em pães, bolachas, além de outras receitas tanto doces como salgadas.

A pasta de amendoim é feita a partir do amendoim torrado e triturado, que enquanto é mexido, adquire uma consistência cremosa. Algumas marcas, no entanto, costumam acrescentar açúcar, óleos vegetais e gordura hidrogenada, o que faz com que o alimento perca um pouco de suas propriedades e se torne um tanto nocivo, quando consumido sem moderação.

Por isso, é sempre importante ler bem o rótulo da embalagem, antes de comprar a pasta de amendoim no supermercado.

A importância da pasta de amendoim na alimentação

Embora muita gente não possa consumir esse alimento, em razão de alguma intolerância alimentar ou alergia, a pasta de amendoim oferece inúmeras vantagens a quem a consome. Entre elas, temos:

Ganho de massa muscular

A pasta de amendoim é uma poderosa fonte de energia e proteína, e pode facilitar os treinos de quem precisa ou deseja adquirir massa muscular. Isto por causa de sua grande densidade calórica. Para se ter uma ideia, duas colheres de sopa acumulam 200 calorias. Quando se faz uma dieta para ganhar massa muscular (hipertrofia), é recomendado o aumento de 500 a 600 calorias por dia. Mas é essencial que se leve em consideração o gasto energético que o treino proporciona, bem como a consequente modelação dos músculos do corpo.

Fortalece o organismo

A pasta de amendoim também torna o organismo mais resistente contra gripes, resfriados e inflamações, justamente por ser fonte de gorduras boas, como o ômega-3.

Previne cãibras

Exatamente. Para quem pratica muito exercício físico ou esportes como a natação, por exemplo, a pasta de amendoim ajuda a prevenir cãibras, porque possui magnésio, um nutriente importante para os músculos.

Rica em vitaminas e minerais

A pasta de amendoim é bastante nutritiva. Uma porção de 100 gramas de manteiga de amendoim fornece muitas vitaminas e minerais, tais como:

  • Vitamina B6
  • Vitamina B3 (niacina)
  • Vitamina E
  • Folato
  • Cobre
  • Vitamina B5
  • Zinco
  • Potássio
  • Selênio
  • Magnésio
  • Manganês
  • Ferro
  • Biotina

Fornece energia para o corpo

Justamente por contar com as vitaminas do complexo B, este alimento ajuda no funcionamento das mitocôndrias, que são as células que geram energia para o corpo.

E quando consumir: antes ou depois dos treinos?

É importante ingeri-la sempre antes dos treinos. Isso em razão da grande densidade calórica do alimento. Antes do treino, como a absorção da gordura do amendoim será mais lenta, o consumo da pasta é mais apropriado. Depois dos treinos, a absorção dos nutrientes precisa ser o mais rápido possível para a corrente sanguínea, para que eles estejam disponíveis para o tecido muscular se recuperar.

Portanto, a fim de que o alimento cumpra o seu papel dentro do organismo — e é claro, mantendo o prazer de consumi-lo —, sem causar prejuízos a saúde de quem o consome, vale a pena lembrar: embora deliciosa, a pasta de amendoim necessita estar aliada à uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física.

Show Full Content
Previous Suplementos vendidos a granel têm preços até 60% mais baratos: saiba onde comprar
Next Dicas de alimentos nutritivos para manter o bom funcionamento do organismo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Qual a importância dos aminoácidos para nosso corpo?

17 de novembro de 2015
Close