15 de junho de 2021

Benefícios das proteínas de soja

Os vegetarianos consomem a proteína de soja há algum tempo. Bom para eles, pois se sabe que a proteína de soja, consumida em substituição a proteína animal pode trazer inúmeros benefícios e ser uma fonte de alimentação muito rica e versátil. Até por este motivo, algumas pessoas não vegetarianas, mas que se preocupam com a saúde aderiram à moda e passaram a consumir essa proteína vegetal. A proteína de soja pode aparecer integrando alguns suplementos como albumina, caseína e whey protein e tem ligação direta com a recuperação e manutenção dos tecidos musculares.

Funções da proteína de soja no organismo

A proteína de soja tem um alto valor biológico, por isso, ela é absorvida com mais facilidade e de forma ágil pelo organismo. Ela só não é mais rápida do que a absorção do whey protein, mas é mais facilmente absorvida do que a caseína, por exemplo. Esta proteína é também uma alternativa para os vegetarianos, uma vez que fornece aminoácidos, vitaminas e minerais. Os compostos orgânicos, como a isoflavona presentes na soja possuem efeito antioxidante, o que auxilia na recuperação muscular. Até por este motivo a proteína de soja é indicada para ser consumida no pós-treino para fazer uso desses benefícios de manutenção dos músculos. Além disso, ela possui propriedade anticancerígena, pois diminui a atividade de células cancerígenas e previnem os cancros na próstata e mama.

Proteína de soja emagrece?

Praticantes de musculação e esportistas de uma forma geral vêm consumindo a proteína por conter BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), glutamina e arginina. A construção muscular e o crescimento são benefícios já relacionados a essa proteína, porém, sabe-se que ela também pode auxiliar no emagrecimento por ser um acelerador do metabolismo. Dessa maneira, aumenta-se o gasto de energia e melhora-se o desempenho do atleta. Por ser também uma rica fonte de fibras, consegue inibir a fome por ter efeito saciante. Além disso, ainda faz com que o intestino funcione melhor, propiciando uma limpeza no organismo.

Outras vantagens

Por ser um poderoso antioxidante, a proteína de soja também atua combatendo o envelhecimento precoce, fazendo com que a pele se mantenha mais saudável, sem rugas ou outros desconfortos decorrentes do avanço da idade. O colesterol ruim, conhecido como LDL também é reduzido por causa das fibras, prevenindo doenças do coração como enfarto e trombose. Você pode ingerir a proteína através de suplementos (confira em nosso site) ou encontrar em alguns alimentos como o tofu, tempeh, leite de soja, farinha de soja e carne de soja.

Show Full Content
Previous Saiba mais sobre os tipos de Creatina
Next Como parar de comer demais?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Saiba tudo sobre Suco Detox e seus benefícios

25 de agosto de 2014
Close