17 de setembro de 2021

Ser saudável, desfrutando de uma qualidade de vida e bem-estar é um desejo de todas as pessoas. Para isso, é preciso aliar uma alimentação saudável, atividades físicas e ingerir os nutrientes certos para o seu organismo funcionar bem. A coenzima CoQ10 pode ser considerada um deles, já que é uma substância que promove diversos benefícios para o corpo.

A coenzima CoQ10 é uma substância produzida pelo próprio corpo, e pode ser encontrada em alimentos e suplementos. Neste post, mostraremos o que é a coenzima CoQ10, suas funções no organismo e quais são os seus benefícios. Acompanhe!

Coenzima CoQ10

O que é Coenzima CoQ10?

A coenzima CoQ10 participa de diversas funções no organismo e, por isso, está presente em todas as células do corpo. A principal função dessa substância é sua contribuição na produção de energia e formação de ATP (nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia).

Essa substância, também conhecida como coenzima Q10, vitamina Q10, ubiquinona e ubidecarenona, é lipossolúvel (solúvel em gordura) e é produzida naturalmente pelo corpo, além de ser encontrada em alimentos e suplementos. O foco dessa substância está no coração, rins, fígado e cérebro.

Apesar do organismo produzir a coenzima CoQ10, com o tempo, é comum que a quantidade do fornecimento seja reduzida. Sendo assim, é necessário que a substância seja reposta por meio da dieta diária e, se necessário, suplementação alimentar, garantindo o nutriente necessário para a saúde do organismo.

A suplementação alimentar dessa substância é uma ótima opção para quem deseja e precisa de uma dose extra. Além disso, você pode encontrar a coenzima CoQ10 em alimentos como:

● amêndoas;
● nozes;
● vegetais verdes;
● carne;
● peixes;
● soja;
● pão e cereais integrais, entre outros.

Quais os benefícios da Coenzima Q10?

A coenzima Coq10 é recomendada para diversas pessoas. Em especial, pessoas que fazem medicamentos de estatinas, o qual combate o colesterol, isso porque esses pacientes têm a produção de coenzima Q10 reduzida ou interrompida no corpo. Confira, a seguir, os benefícios dessa substância para o corpo!

● Melhora a performance das atividades físicas: o papel da coenzima CoQ10 na produção de energia para o corpo é essencial para o bom funcionamento do organismo durante os exercícios físicos, afetando positivamente a função muscular, reduzindo a fadiga e melhorando a performance;

● Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer: a coenzima CoQ10 tem poderosas propriedades antioxidantes. Com isso, ela combate os radicais livres que causam danos ao organismo, como o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer;

● Contribui com a fertilidade: a diminuição das coenzimas CoQ10 no organismo, deixa o corpo sujeito aos danos oxidativos, provocado pelos radicais livres, especialmente na produção de óvulos e espermatozoides. Sendo assim, o consumo dessa substância ajuda na fertilidade;

● Previne e ajuda no combate de doenças cardiovasculares: a substância tem o potencial de prevenir o acúmulo de gorduras e outros elementos que possam entupir as artérias, melhorando a função do coração e evitando doenças;

● Auxilia na função cerebral: o poder contra radicais livres presente na substância ajuda na função cerebral devido a presença de níveis altos de ácidos graxos e oxigênio, o que previne doenças como Parkinson e mal de Alzheimer.

Lembre-se que nos casos de suplementação de coenzima CoQ10, é preciso consultar um médico ou nutricionista para avaliar a possibilidade de restrição ou quantidade diária de consumo da substância. Caso seja recomendado pelo profissional, os suplementos podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais, como a Nutrição Inteligente.

Gostou deste conteúdo? Leia também “Whey isolado, benefícios e como tomar”.

Show Full Content
Previous Vitamina C: podemos tomar todos os dias?
Next Propriedades do açafrão-da-terra ou cúrcuma

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Dúvida: Tomo whey protein junto com albumina?

30 de março de 2016
Close