www.nutricaointeligentesuplementos.com

(34) 3219-0180
<< Página anterior

Comer em períodos curtos acelera o metabolismo?

maio 19, 2015 by Dicas No Comments

Comer em períodos curtos acelera o metabolismo?

A vida inteira ouvimos falar que comer em períodos curtos, geralmente de três em três horas, ajuda a emagrecer, certo? Esta parece ser a receita infalível para o sucesso e a perda de peso. Porém, essa afirmação que é constantemente sugerida e orientada de 10 em cada 10 especialistas pode estar errada e ser mito se for realizada de forma equivocada e sem dosagem.  A diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade conta que essa indicação é constantemente difundida, pois a alimentação periódica evita a diminuição do metabolismo e inibe o apetite das refeições principais, porém, isto nem sempre dá certo, entenda o motivo.

Alimentação periódica não emagrece

A questão é que comer de três em três horas não é a garantia de emagrecimento, pois isso depende muito do que você come e da quantidade que você comer. Assim, comer comidas gordurosas e calóricas em grandes quantidades e, até mesmo em pequenas quantidades nos intervalos entre uma refeição e outra pode não ser o mais indicado se o objetivo é emagrecer. O mesmo para comidas leves, só porque a comida tem baixa caloria não significa que você possa se esbaldar.

Efeito reverso

Tudo deve ser controlado, a indicação que os nutricionistas constantemente fazem é de comer pequenas porções de alimentos leves ou integrais nesses intervalos do lanche da manhã e da tarde para que não se tenha o efeito contrário e você acabe engordando, ao invés de emagrecer. Além disso, deve haver uma atenção com a quantidade de calorias ingerida. Sabe-se que a quantidade de calorias que se consome não pode ultrapassar a quantidade de calorias que você perde/gasta. Portanto, é aquela velha história: você deve gastar mais do que come para conseguir perder peso e não apenas manter ou engordar.

Pesquisa reveladora

Um estudo realizado em 2009 que acompanhou dois grupos de pessoas por 8 semanas, em que um grupo realizou 3 refeições por dia e outro grupo realizou 6 refeições por dia indicou que não houve mais ou menos perda de peso entre um grupo e outro quando comparados, ou seja, não houve diferença de velocidade na perda de peso, apetite, mudança do metabolismo ou mudanças de hormônios quando se analisava as quantidades das refeições com base em uma mesma dieta de baixa caloria. Conclusão: se o consumo de calorias se mantiver o mesmo seja em 3 ou mais refeições o metabolismo também se manterá o mesmo.

<< Página anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *