11 de agosto de 2020

Como melhorar a recuperação pós-treino?

Treinos pesados e intensos costumam fazer com que as pessoas se sintam esgotadas, sem energia e disposição para nada. Esse desgaste e fadiga estão ligados à recuperação pós-treino. De nada adianta se esforçar para realizar um bom treino se após a realização dos exercícios não seja realizada a recuperação correta. Isso pode comprometer a performance do próximo treino, além de causar estresse e indisposição para trabalhar ou desenvolver outras atividades diárias.

Desaceleração e alongamento

Após desenvolver alguma atividade desgastante não é indicado descansar de imediato. A parada abrupta pode acelerar a remoção de ácido lático do seu corpo. O ideal é ir reduzindo o ritmo lentamente por mais 10 a 20 minutos. Isso também auxilia a desanuviar a rigidez dos músculos após os exercícios. Assim como diminuir o ritmo de treino na reta final é essencial, também é muito importante realizar o alongamento pós-treino. O alongamento de todos os músculos principais irá contribuir para o relaxamento muscular e evitar distensões.


Consumo de líquidos e carboidratos

A hidratação pós-treino é o próximo passo para garantir uma recuperação correta. Ingerir líquidos e carboidratos imediatamente após a realização dos exercícios é fundamental para o reestabelecimento corporal. A água repõe os líquidos e sais minerais perdidos no suor e o consumo de carboidratos reabastece os depósitos de glicogênio muscular. Indica-se o consumo de carboidratos até duas horas após os exercícios, sendo que quanto antes melhor.

A água deve ser ingerida logo ao final dos treinos para reduzir a desidratação, estabilizar a quantidade de sangue durante a circulação e evitar as dolorosas cãibras musculares.

Sono profundo

Além de seguir os passos anteriores deve-se ter um sono saudável. De nada vale todo esforço se o atleta não tiver uma noite longa e profunda de sono. O cansaço sentido no pós-treino só é recuperado realmente com uma noite de sono de, no mínimo, sete a oito horas. Uma noite bem dormida repõe o estoque de energia para um próximo dia e treino e também reconstitui as fibras musculares do corpo.

Conclusão

Assim, a recuperação tanto muscular quanto mental é essencial para qualquer atleta, dos novatos aos veteranos. A recuperação garante que o atleta possa retornar ao seu melhor estado de desempenho para a próxima competição ou treino. Dessa maneira, a recuperação pós-treino atua na restauração do estoque energético, retorno à função fisiológica, redução das dores e contrações musculares e eliminação de sintomas advindos da fadiga como dificuldade de concentração e estresse.

Na nossa loja você encontra diversos tipos de suplementos pós-treino, confira alguns deles clicando aqui. Aproveite!

Show Full Content
Previous ZMA: Que suplemento é esse?
Next Catabolismo, o que é e como evitar?

1 thought on “Como melhorar a recuperação pós-treino?

  1. Boa noite gostaria de parabenizar o post como melhorar a recuperacao pos treino ficou super informativo, com dicas pontuais e necessarias para nossa recuperacao apos um a atividade fisica intensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Qual a importância dos aminoácidos para nosso corpo?

17 de novembro de 2015
Close