24 de novembro de 2020

O açúcar branco refinado nada mais é do que um hidrato de carbono cristalino que dá o sabor doce aos alimentos. Muitos são os açúcares encontrados no mercado como a glucose, frutose, lactose, maltose e a sacarose, que é o chamado açúcar de mesa, mais utilizado pela população mundial.

Em algumas regiões do mundo e, inclusive, no Brasil pode-se encontrar outros tipos de açúcar para adoçar alimentos, alguns deles são o açúcar mascavo e a rapadura que advém da cana de açúcar e é encontrada no nordeste do país. Esses dois últimos são tidos como açúcares mais saudáveis, pois advém de um processo natural e que não passa pelo refinamento e clareamento do açúcar branco, sendo assim mais indicado para consumo.

Açúcar e doenças

O açúcar está presente em uma imensa variedade de alimentos como bolos, refrigerantes, tortas, chocolate, suco de frutas e muitos outros alimentos industrializados encontrados no mercado. O alto consumo de açúcar pode ser prejudicial à saúde, inclusive até mais do que o alto consumo de sódio, levando a problemas como diabetes e pressão alta, elevando o risco de doenças cardiovascular.

Porém, sabe-se com base em pesquisas que o alto consumo de açúcar ainda está atrelado ao aumento da obesidade mundial. Este é um dos problemas mais discutidos e que leva muitas pessoas a se questionarem se o açúcar deve ser abolido completamente da dieta alimentar.

O que fazer?

Como vimos, o açúcar em excesso pode ser um vilão para a saúde, por isso, o ideal é reduzir o seu consumo, uma vez que cortá-lo completamente da dieta pode ser um verdadeiro desafio. Opte por versões mais saudáveis como açúcar demerara ou opte por adoçar com mel. Alguns alimentos possuem açúcares naturais como é o caso das frutas, cereais e aveias. Uma boa forma de substituir o açúcar nas receitas é adicionar canela, amêndoa ou essência de baunilha que são extratos naturais e adocicados que dão mais sabor e aroma às comidas. No caso de bebidas opte sempre por ingerir elas puras, sejam sucos, chás ou até mesmo o café. É tudo questão de hábito.

A recomendação dos médicos é de 6 colheres de chá de açúcar por dia de açúcar para mulheres e 9 colheres de sopa de chá de açúcar para homens diariamente. Evite o consumo de adoçantes artificiais (sacarina, sucralose e aspartame), pois podem ser ainda mais prejudiciais e levar a diabetes e obesidade.

Show Full Content
Previous 4 principais sintomas da falta de vitaminas
Next A última novidade: dieta do alho

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Qual a importância da vitamina D?

27 de março de 2015
Close