23 de outubro de 2020

Manter a saúde em dia é bastante complicado. Um dos motivos disso é nossa rotina agitada. Porém, você pode acrescentar alguns alimentos nutritivos em sua alimentação com facilidade.

Muitas vezes não temos tempo de nos alimentarmos corretamente — muito menos manter uma dieta balanceada. Dessa forma, optamos por fast food e outras opções pouco nutritivas. A longo prazo, nosso corpo sofre e somos acometidos por doenças.

Quer melhorar a qualidade de sua alimentação? Aproveite e veja alguns alimentos nutritivos que vão fazer a diferença em sua saúde.

Boa leitura!


Fonte da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/comida-alimento-refeicao-saudavel-3682192/

Linhaça

linhaça é um ótimo alimento para colocar no prato. Aliás, ela é uma das queridinhas pelas pessoas que querem uma saúde de ferro, e faz muito sucesso hoje em dia. A razão disso está em sua composição.

O grande segredo da linhaça é a presença de ômega-3. Esse nutriente é muito importante para manter nosso organismo em plena atividade. Além disso, ele ajuda na saúde do coração também, e em diversos outros pontos do organismo.

A principal atuação do ômega-3 é a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL). Com os colesteróis equilibrados, seu corpo fica mais saudável.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, além de serem deliciosas, ainda são alimentos nutritivos. Por causa de sua composição benéfica, alimentos como morangos, jabuticabas e mirtilo, por exemplo, são ótimos para sua saúde.

Os principais nutrientes são o ferro, magnésio, cálcio, fósforo e potássio. Além disso, também contam com vitaminas do complexo B e C. Vale destacar as vitaminas B1, B2 e B12. De quebra, as frutas vermelhas atuam como antioxidantes, o que retarda o envelhecimento.

Consumir frutas vermelhas algumas vezes na semana vai melhorar muito sua qualidade de vida.

Azeite de oliva

As propriedades do azeite de oliva são conhecidas desde a Grécia Antiga. Naquela época, o azeite de oliva era tratado como um ingrediente divino. Somente heróis e vencedores de Jogos Olímpicos tinham direito a usar uma versão mais pura dele.

O azeite de oliva é ótimo para combater a oxidação em nosso organismo, assim como diminuir o colesterol ruim (LDL). Algumas nações, como a Itália e a França, por exemplo, fazem uso desse alimento em larga escala — e por isso possuem populações saudáveis.

Oleaginosas

As oleaginosas são poderosas quando o assunto é manter o organismo em bom funcionamento. Só para exemplificar, apenas uma castanha já é o suficiente para satisfazer a necessidade diária de selênio de nosso organismo.

Outro ponto importante são as gorduras presentes nesses alimentos. A noz é fonte de gordura monoinsaturada, a qual é famosa por fazer bem ao coração.

O consumo adequado de oleaginosas ajuda a prevenir a diabetes, problemas cardíacos e a obesidade. Porém, tome cuidado para não exagerar nesse alimento.

Chia

chia é um dos alimentos nutritivos mais recomendados para manter a saúde. Cultivada desde os Astecas, ela é oriunda do México, Colômbia e Guatemala. Sua rica composição impressiona os cientistas.

Para se ter ideia do poder dessa sementinha, apenas uma colher por dia já é o suficiente para manter o organismo saudável. De fato, sua combinação de ácidos graxos somado a antioxidantes é ótima para a saúde.

A composição da chia permite que minerais, vitaminas e proteínas importantes atuem em nosso organismo. Ela ajuda na prevenção de doenças e pode potencializar alguns tratamentos de saúde.

Quinoa

quinoa possui o apelido de “grão de ouro” por causa de seu poder nutricional. Originária da América do Sul, ela é de fácil acesso para nós, brasileiros, o que ajuda na hora de encontrar esse alimento.

O forte da quinoa é o ômega-3. No entanto, o alimento conta com diversos outros nutrientes importantes para o organismo, como cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas E e B. Toda essa composição atua como uma barreira contra doenças.

Além disso, ela possui uma ótima concentração de proteínas, sendo uma opção viável para vegetarianos.

Batata-doce

É impossível falar sobre alimentos nutritivos e não comentar nada sobre a batata-doce. O pessoal das academias já sabe: consuma esse alimento para ter um corpo forte.

Por se tratar de um carboidrato complexo, ela realmente ajuda a manter a saúde em dia. Além disso, também possui um índice glicêmico baixo, ou seja, atua com fornecimento gradual de energias. Dessa forma, nosso organismo não tem solavancos de açúcar.

Outra atuação da batata-doce em nosso corpo é no fortalecimento do sistema imunológico, assim como na prevenção de várias doenças.

Maçã

O ditado “uma maçã por dia nos mantém longe do médico” é bastante verídico, dada a composição desse alimento. A maçã é considerada uma das frutas mais nutritivas que conhecemos.

Além de vários nutrientes benéficos ao nosso corpo, ela ainda possui fibras alimentares poderosas. Isso permite, por exemplo, que os nutrientes sejam corretamente absorvidos por nosso organismo.

Como todos os demais alimentos nutritivos desta lista, a maçã auxilia em vários problemas de saúde, assim como combate o envelhecimento e tonifica o corpo.

Limão

O limão é um alimento bastante importante para nosso organismo. Um dos motivos disso é sua composição avantajada em vitaminas C e antioxidantes. Alguns de seus principais nutrientes incluem cálcio, iodo, ferro e magnésio.

O consumo de limão é facilitado pelas inúmeras receitas nas quais ele é bem-vindo. De fato, chupar o limão diretamente pode ser uma experiência ruim. Uma ótima dica de consumo é por meio de sucos.

Consumir suco de limão ajuda a prevenir pedra nos rins, diminui problemas intestinais e indigestão.

Gengibre

gengibre é bastante conhecido na culinária e na medicina oriental. A raiz tuberculosa é ótima quando o assunto é atuar como bactericida. Além disso, ela pode agir como desintoxicante e como um reforço ao sistema de defesa de nosso corpo.

Ele também é conhecido pelas pessoas que pretendem perder peso. Sua ação termogênica acelera o metabolismo, fazendo com que mais energia seja consumida durante o dia. Para consumir esse alimento nutritivo, pode-se fazer chá, suco e até vitamina com ele.

Esses alimentos nutritivos com certeza vão te ajudar a ter uma vida mais saudável. Embora não deixamos explícito nos tópicos anteriores, você pode usar mais de um ingrediente no seu dia a dia, como castanhas e frutas, por exemplo.

Show Full Content
Previous Benefícios da pasta de amendoim
Next Tipos de castanhas: diferenças, benefícios e dicas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Qual emagrece mais: aeróbicos ou musculação?

22 de maio de 2015
Close