O tereré é uma bebida de origem paraguaia à base de erva-mate, água-fria e, geralmente, há a adição de ervas medicinais, como erva-cidreira, hortelã, limão, entre outros. Essa é uma ótima opção para os dias mais quentes no Brasil, já que pode ser consumido gelado, o que difere do chimarrão pela temperatura em que é ingerido.
Essa bebida está conquistando o público brasileiro e, por isso, houve um aumento da procura por erva-mate para acrescentar à receita. Além disso, a ingestão do tereré promove diversos benefícios para o organismo. Confira abaixo, os benefícios do consumo do tereré e os seus efeitos colaterais!
Principais benefícios do tereré
A erva-mate presente no tereré conta com minerais, cafeína, ácido fólico, taninos, teofilina, teobromina, vitaminas A, B1, B2, C e E, entre outros compostos. Por essa razão, o consumo dessa bebida pode promover diversos benefícios para a saúde.
Veja os principais a seguir.
● Promove energia: a cafeína presente na erva-mate aumenta levemente oritmo cardíaco, sendo um ótimo aliado na prática de atividades físicas e na concentração;
● Ajuda na perda de peso: o efeito termogênico no tereré eleva a taxa metabólica basal, o que faz com que o corpo gaste mais calorias de forma natural;
● Atua como detox: a erva-mate é um ótimo diurético natural e contribui para a limpeza de toxinas no organismo;
● Contribui na prevenção e combate de doenças: a forte ação antioxidante presente no tereré ajuda a prevenir o envelhecimento celular e, consequentemente, o desenvolvimento de doenças degenerativas, além de regular os níveis de açúcar no sangue;
● Favorece a pele: os antioxidantes, vitaminas e minerais também retardam o envelhecimento precoce e levam os nutrientes necessários para manter a beleza da pele;
● Fortalece a imunidade: os minerais, vitaminas C e E ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, aumentando as defesas contra doenças virais, bacterianas e fúngicas;
● Diminui o colesterol: os antioxidantes e saponinas ajudam na redução do colesterol mal e melhoram a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de infarto ou AVC.
Efeitos colaterais do tereré
O consumo em excesso do tereré causa efeitos colaterais no organismo, como insônia, aumento da pressão arterial, ansiedade, arritmias cardíacas, hipertensão, redução de absorção de ferro e gastrite. Por isso, há contraindicação ou ingestão controlada com muito critério por crianças, mulheres grávidas e pessoas com problemas relacionados à pressão, nervosismo e dificuldades para dormir.
Pessoas com diabetes devem consultar um médico para avaliar a necessidade e quantidade de consumo de tereré, já que a erva-mate pode diminuir consideravelmente os níveis de açúcar no sangue, sendo necessário ajustes no tratamento para não sofrer com os efeitos colaterais.
Segundo especialistas, a quantidade ideal de ingestão de tereré é de até 3 xícaras de 330 ml por dia. Contudo, isso pode depender do peso e do objetivo de cada pessoa. Sendo assim, consulte um nutricionista para saber a quantidade recomendada para o seu perfil e analisar a necessidade de suplementação do extrato de erva-mate, se for o caso.
Como foi possível ver, vale a pena consumir o tereré com cautela para aproveitar seus inúmeros benefícios. Adquira sua erva-mate na loja Nutrição Inteligente! E se você gosta de ler conteúdos como este, leia também: Spirulina: o que é e quais os seus benefícios?
Comentários