15 de junho de 2021

Especialistas consideram a geleia real um superalimento, pois ela está recheada de nutrientes, antioxidantes, vitaminas e fitoquímicos, os quais oferecem inúmeros benefícios à saúde e no combate de doenças, como inflamações, distúrbios digestivos, pressão arterial e níveis de colesterol alto.

A geleia real é produzida por abelhas e é capaz de alimentar a rainha por até 5 anos. Isso demonstra o poder nutritivo presente nesse superalimento, já que as operárias as quais não a ingerem, geralmente, vivem apenas 45 dias.

Sendo assim, entenda a seguir o que é e quais os benefícios da geleia real para a saúde. Além disso, você saberá como adicioná-la na sua dieta e complementar sua alimentação. Confira!

Geleia Real

O que é geleia real?

A geleia real é o alimento principal da abelha rainha durante a sua vida e é produzida pelas operárias. A proteína Royalactina é muito presente nessa geleia e tem a capacidade de transformar a característica física de uma abelha comum. Como suas derivações são produzidas naturalmente, é importante adicionar o elemento à rotina alimentar.

Sendo assim, os benefícios não param apenas nas abelhas, para os humanos, esse alimento oferece minerais essenciais (ferro, zinco e magnésio), proteínas, açúcares e gorduras boas para o organismo. Além disso, vitaminas como complexo B, ácido fólico, biotina e nucleicos, e aminoácidos essenciais também compõem a geleia real

Quais os benefícios da geleia real?

Como já dissemos, a geleia real é uma fonte de vitaminas (A, complexo B, C e E), minerais (zinco, ferro e magnésio) e antioxidantes. Por isso, faz bem para o organismo, ajuda a prevenir e combater doenças. Entenda quais os benefícios para a saúde que esse alimento promove, a seguir.

Fonte de energia

Para os praticantes de exercícios físicos, a geleia real é um alimento ideal para dar energia nas atividades diárias. Isso porque ela fornece disposição para fazer as tarefas e evita a sensação de cansaço. Adicione esse ingrediente em alimentos e bebidas pré-treinos para melhorar o desempenho durante os treinos.

Favorece pele e dos cabelos

Os antioxidantes presentes na geleia real também favorecem a saúde da pele e dos cabelos ao interromper a ação de radicais livres e prevenir doenças degenerativas. Com isso, esse alimento combate o envelhecimento precoce, hidrata, revigora, nutre, protege e deixa-os mais macios, inclusive, estimula o crescimento e previne a queda. Além disso, a geleia real ajuda a prevenir o câncer de pele.

Contribui no combate a depressão

A geleia real também é indicada para o tratamento de problemas psicológicos, como ansiedade, depressão, estresse e mau humor. Isso porque esse alimento é rico de triptofano (aminoácido essencial na produção de serotonina, a qual é conhecida como hormônio da felicidade). O teor de açúcar, vitaminas e fitoquímicos também ajudam no combate dessas enfermidades.

Fortalece o sistema imunológico

A geleia real é importante para melhorar a imunidade, por conta da sua fonte de vitaminas e flavonoides os quais contribuem para incentivar a produção de anticorpos, o que aumenta a proteção do organismo a longo prazo. Agamaglobulina é um potente imunoestimulante presente nesse alimento. Por essa razão, o consumo da geleia real é indicado por especialistas para melhorar o funcionamento do organismo.

Ajuda no combate à inflamações

Por conta da sua riqueza de vitaminas, nutrientes, aminoácidos, entre outros, a geleia real tem substâncias anti-inflamatórias, antibacterianas e cicatrizantes. Esses ativos auxiliam na gripe, resfriados e inflamações e, por isso, é indicado para dores de garganta e na recuperação de pós-operatórios, por exemplo.

Melhora as funções do estômago e fígado

A geleia real tem a capacidade de regenerar a mucosa do estômago e reduzir o ácido gástrico. Por isso, é indicada para ajudar no tratamento de úlceras e gastrites. No fígado, ela tem ação de purificação, desintoxicação e, assim, pode contribuir no tratamento de hepatite e cirrose.

Melhora a libido

A geleia real tem uma forte ação afrodisíaca e, por isso, aumenta a circulação sanguínea e o desejo sexual. Combine esse ingrediente com outros alimentos com o mesmo efeito, como gengibre, canela, chocolate ou pimenta. Promova receitas variadas e nutritivas para o seu dia a dia.

Como consumir a geleia real?

Os superalimentos são ótimos para complementar a dieta por conta da sua riqueza nutricional. Dessa forma, uma boa dica é adicionar a geleia real em torradas, pães e bolos ou como adoçante em chás, sucos e smoothies. Busque algumas receitas alternativas e naturais para acrescentar o ingrediente.

A riqueza de vitaminas, minerais e antioxidantes certamente contribuem para um bom funcionamento do organismo. Você poderá consumir o suplemento desse alimento em forma de geleia, em pó ou cápsulas

● A geleia pode ser ingerida diariamente no café da manhã;
● As ampolas podem ser dissolvidas em bebidas;
● As cápsulas podem ser consumidas 1 por dia com um pouco de água.

No entanto, a recomendação é que o alimento seja consumido em forma de geleia, adicionando uma pequena quantidade debaixo da língua para melhor absorção do organismo. A quantidade ideal varia de acordo com a recomendação de um especialista em nutrição e as necessidades do indivíduo. Sempre converse com o seu médico para averiguar a possibilidade de reação alérgica aos produtos derivados das abelhas.

Onde encontrar a geleia real?

Ao comprar um produto natural é fundamental prestar atenção em detalhes ao escolher. A aparência do alimento é um dos pontos principais; ela deve ser gelatinosa e de cor clara. Além disso, verifique se a embalagem tem registro no Ministério da Agricultura. Isso garante que a geleia real é fiscalizada, segura e de qualidade. Procure em lojas de alimentos naturais, também consulte a Nutrição Inteligente e conheça nossos produtos.

Portanto, a geleia real é um alimento incrível para a saúde e bom funcionamento do organismo. Lembre-se de consultar um médico antes de adicionar na sua alimentação esse suplemento. Isso porque apenas um especialista tem a capacidade de recomendar a melhor quantidade para as suas necessidades.

Procure por receitas com geleia real como ingrediente para variar as refeições e balancear a sua dieta ou facilite a ingestão diária por meio de cápsulas e, certamente, você perceberá os benefícios reais desse alimento no seu corpo e humor.

Confira as novidades sobre produtos naturais em nossa loja online Nutrição Inteligente. Veja também nosso artigo sobre “Própolis verde – O que é e qual a diferença para o própolis normal”!

Show Full Content
Previous Pólen de Abelha: o que é e quais os benefícios?
Next Zinco: o que é e quais os principais benefícios para o organismo?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Alimentação e Suplementação do Ciclista

6 de janeiro de 2015
Close