27 de novembro de 2021

Glúten deve ser ingerido ou não?

O glúten está presente em alguns alimentos, como pães, biscoitos, bolos, bolachas e massas, além disso, ele também está em outros itens industrializados.

Atualmente é muito questionado se o glúten pode ser ingerido, pois algumas pessoas possuem intolerância ou alergia ao glúten. Mas afinal você sabe o que é o glúten?

O que é glúten

O glúten é um conjunto de proteínas, chamados de gluteninas e poliaminas, que pode se encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e a aveia. Estes itens são vistos na maioria dos alimentos ingeridos no dia a dia.

Através deste nutriente é possível garantir a consistência elástica e fibrosa à massa dos alimentos como o pão e o macarrão.

Um exemplo um alimento que está presente em todas as refeições e possui glúten é o trigo, pois ele pode ser encontrado no almoço e lanche da tarde, além de tortas, bolos, biscoitos e até barras de cereais.

Doença celíaca – Conheça

A doença celíaca é característica das pessoas que não tolera a substância no organismo, desta forma ao consumir o glúten o nutriente atrofia as vilosidades da mucosa do intestino delgado, e prejudica a absorção dos nutrientes, como vitaminas, sais minerais e água.

Hoje em dia a doença celíaca atinge cerca de 1% da população mundial, sendo assim quando ingerido o sistema imunológico responde e age com anticorpos, com sintomas como diarreia ou mesmo constipação, produção maior de gases, dor abdominal e sensações de estufamento e mal-estar e até problemas dermatológicos.

Glúten na dieta – Consumo

Os alimentos com glúten podem ocasionar o ganho de peso e até mesmo alteração no humor, assim os glútens consumidos através do trigo entre outras substâncias como adoçantes artificiais, corantes e conservantes (alimento industrializados) podem interferir no metabolismo e como consequência gerar o aumento do peso.

No entanto, aqueles que não sentem sintomas após a ingestão não existem uma necessidade de restringir das suas refeições, mesmo que deseja emagrecer, pois a perda de peso associada com a dieta do glúten ocorre devido à retirada dos carboidratos como as massas e pães, e calóricos.

Em todo caso o glúten está presente em diversos alimentos que são ricos em carboidratos e com alto índice glicêmico (que elevam a taxa de açúcar no sangue).

No geral, é preciso compreender que, se uma pessoa esta acima do peso não é consequência do consumo do glúten e caso consiga emagrecer com a dieta sem glúten não é pela sua ausência, mas pela redução do consumo do carboidrato.

Show Full Content
Previous Dia do Lixo: fazer ou não
Next Mito ou verdade: Carboidratos à noite engordam?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Confira a dieta para manter a aparência jovem

26 de janeiro de 2016
Close