11 de agosto de 2020

A importância da água em nosso organismo

Todos sabem que a água é o maior bem da humanidade e que sem ela não existiria vida no planeta. A importância da água está não só no uso nos processos industriais, no consumo individual, na irrigação da agricultura, na utilização de limpeza, mas também é fundamental no desempenho das atividades vitais do organismo. Sabe-se que a água constitui 60% do corpo humano e, depois do oxigênio, é o componente mais importante do organismo e para a sobrevivência.

Importância da água no corpo

Sua presença no organismo está diretamente relacionada aos processos de digestão, absorção, circulação e excreção e também atua como meio de transporte levando os nutrientes para o interior das células. Como se não bastasse, a água também está relacionada à regulação da temperatura corporal e auxilia no funcionamento dos órgãos. Indica-se o consumo de 30 a 35 ml de água/kg por dia. Assim, pode-se resumir a necessidade da água corporal nos seguintes processos:

– A água desempenha papel essencial na estrutura e função do sistema circulatório

– Meio de transporte de nutrientes e substâncias

– Atua no processo de digestão, absorção e excreção.

– Regulação da temperatura corporal

– Atua como lubrificante em alguns órgãos e articulações

Curiosidades sobre a água

A ausência de água no organismo pode interferir diretamente na capacidade de um indivíduo de realizar alguma atividade ou tarefa, seja física ou cognitiva. A redução de 4 a 5% de água no organismo reduz em até 30% os processos vitais de funcionamento de órgãos e sistemas. Se um ser humano não tiver reposição de água através da hidratação, o corpo tende a parar de funcionar dentro de 2 a 3 dias. O corpo não consegue armazenar água por um grande período de tempo, portanto, a água perdida a cada 24 horas deve sempre ser reposta. A água possui alta digestibilidade, pois, após consumi-la, em 20 minutos ela já passa do estômago para o intestino, onde é eliminada através da urina e fezes.

Déficit de água para atletas

A ausência de água no corpo de um atleta pode ser ainda pior, pois interfere no rendimento e diminuindo o desempenho aeróbio. Sem a água o atleta pode também ver sua temperatura corporal aumentar, uma vez que a água auxilia na manutenção da temperatura corporal equilibrada. Assim, a partir disso ele pode desenvolver doenças e desconfortos como cãibra, exaustão térmica, intermação – quando o corpo fica com uma temperatura acima de 40,5ºC – e síncope.

Show Full Content
Previous Adora pedalar? Confira os melhores suplementos para ciclistas
Next Tapioca: A comida do momento

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Mito ou verdade: Carboidratos à noite engordam?

25 de agosto de 2015
Close