27 de novembro de 2021

Maneira correta de se preparar um chá

O chá é uma bebida consumida em várias partes do mundo, principalmente na China e na Índia onde essa cultura é mais apropriada. Na Inglaterra também é famoso o “chá da tarde”, em que, por volta das 17h às pessoas se reúnem para apreciar um bom chá. No Brasil essa cultura também pegou e muitas são as pessoas que preferem o chá ao café. Existem vários tipos de chá como o preto, verde, de ervas, raízes e flores. É conhecido como uma bebida reconfortante consumida em estações frias como o outono e inverno, com propriedades terapêuticas e calmantes e que promovem um convívio social, uma vez que, assim como o café, é uma ótima desculpa para um “time break”.

Benefícios do chá

O chá pode auxiliar no tratamento e prevenção do câncer com o de pele, mama, pulmão, esôfago, cólon e até da bexiga. Isso porque os chás contêm antioxidantes que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Os antioxidantes também são importantes para fortalecer o sistema imunológico, evitando várias outras doenças e condições médicas como doenças cardíacas, além de combater bactérias, vírus e fungos de se manifestarem no corpo. O chá também previne o endurecimento das artérias, reduzindo o risco de doença cardíaca coronária, bem como ajuda a diminuir a pressão arterial.

Os antioxidantes do chá e a concentração de polifenóis evita a oxidação do colesterol ruim e ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom, contribuindo para a saúde geral do corpo. Consumir chá também ajuda a emagrecer, principalmente o chá verde que acelera o metabolismo. Para completar, o chá também foi identificado em pesquisas como um aliado da saúde óssea, por melhorar a densidade e força do osso ao longo dos anos.

Como preparar?

Porém, deve-se saber que existe uma maneira correta de se preparar um chá. Basicamente o ideal é o preparo da erva in natura ou seca para adquirir todos os seus benefícios sem dispensar nenhuma propriedade. Realize o chá por infusão mergulhando a erva em água. A quantidade é: para cada 1 colher de sopa cheia de erva deve-se colocar 1 litro de água e para 1 colher de chá de erva, 1 xícara de água. Deixe ferver por 2 a 10 minutos, dependendo da extração da erva, coe e beba. Para retirar o gosto amargo de alguns chás pode-se acrescentar um pau de canela na fervura ou adicionar um pouco de mel.

Show Full Content
Previous Suco que melhora a gastrite – Aprenda a receita
Next Conheça os benefícios da mandioca

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Musculatura feminina: como ganhar massa magra?

9 de janeiro de 2015
Close