O Mirtilo ou blueberry [Vaccinium myrtillus], pertence à família de charneca (área de características pantanosas, como brejos e banhados, cobertos de vegetação baixa). O Cranberry também pertence a esta família, diferenciam-se entre si pela cor, sendo o blueberry um pouco mais escuro.
Sobre o mirtilo
Um piloto da Força Aérea Real Britânica descobriu esta propriedade, durante a Segunda Guerra Mundial. Como eles estavam principalmente a voar à noite para escapar dos alemães, eles estavam acostumados a consumir geléia de mirtilo para melhorar a visão no escuro. Esta prática tem provado ser muito eficaz. Ela, então, atraiu o interesse de pesquisadores que confirmaram a validade dessa prática.
O que é a substância que dá ao Mirtilo (Blueberry) essa capacidade de melhorar a visão?
São os bioflavonóides, especialmente suas antocianinas. Primeiro, elas têm propriedades antioxidantes, em seguida, elas têm a capacidade de estimular a produção de uma substância denominada rodopsina ou púrpura visual. Esta substância é essencial para a visão noturna.
Mirtilo e suas propriedades
Antocianinas previne a degeneração macular, assim como a catarata.
Elas também evitam a deterioração da função motora. Eles aceleram incluindo a comunicação entre os neurônios e melhorar ao mesmo tempo o equilíbrio, o que dá ao indivíduo uma característica importante da juventude.
E também têm a capacidade de proteger o tecido do cérebro, impedindo substâncias indesejadas no sangue de chegar ao cérebro. Elas, portanto, melhoram a barreira do sangue que normalmente protege o tecido cerebral.
Propriedades da Antocianinas
Estas são substâncias valiosas que podem também fortalecer os vasos capilares, prevenir a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames, também estão envolvidas na prevenção do câncer.
O extrato de mirtilo pode também evitar danos aos olhos em pessoas com diabetes. Isso é sabendo-se que a diabetes pode desenvolver problemas de visão. O extrato de mirtilo pode prevenir esses problemas, promovendo a produção de rodopsina que exerce uma ação antioxidante protetora.
Estudos realizados principalmente na Europa, especialmente mostraram que o extrato de mirtilo reduz a fadiga ocular e sua ação antioxidante protege os tecidos do olho contra a oxidação. Na Alemanha, os estudos mostraram que o mirtilo pode prevenir até catarata.
Como tomar o extrato de mirtilo
Segundo relatos de pesquisa, a ingestão diária de 120 miligramas de um extrato de mirtilo, padronizados para 25% antocianinas, muito apropriado. Esta concentração de antocianinas atinge os resultados desejados.
Principais benefícios do mirtilo
- Melhorar a visão;
- Capacidade de ver melhor no escuro;
- A prevenção de catarata;
- A prevenção da degeneração macular;
- Melhora da função motora;
- Proteção de tecido cerebral;
- Diminuição da permeabilidade capilar;
- Fortalecimento capilar;
- Prevenção do câncer;
- Prevenção da aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.
Visite em nossa loja nossa seção especial de Produtos Naturais e conheça mais produtos que vão ajudar a melhorar a sua saúde!
Achei bom, como posso consegui a muda da planta.