www.nutricaointeligentesuplementos.com

(34) 3219-0180
<< Página anterior

Os benefícios das frutas na alimentação

 Os benefícios das frutas na alimentação

“Comer frutas faz bem”, “coma frutas todos os dias”, “já comeu fruta hoje?” são algumas das frases que estamos acostumados a ouvir desde criança e que passamos a disseminar para as próximas gerações e assim por diante. Mas, você de fato sabe qual a importância da fruta para o nosso organismo? As frutas são alimentos de alto valor nutricional, ricas em água, vitaminas A, C, potássio, fibras e compostos bioativos. A fruta pode beneficiar e otimizar diversas funções do organismo como melhorar o sistema digestivo e funcionamento do intestino, fortalecer o sistema imunológico e até mesmo prevenir certos tipos de câncer.

Os benefícios das frutas na alimentaçãoMais benefícios atrelados às frutas

Além das vantagens já citadas, as frutas, de uma maneira geral combatem as doenças cardiovasculares, ajudam na redução dos níveis de colesterol e também o açúcar no sangue, sendo importante também na prevenção da diabetes. As frutas são também importantes aliadas no emagrecimento, pois algumas delas, principalmente as de sabor mais cítrico possuem baixas calorias, contribuindo assim para uma perda de peso saudável. As frutas com mais vitamina A são o mamão, caqui e manga; a vitamina C está presente no limão, laranja, tangerina, goiaba, morango, acerola e goji berry e o potássio na banana e melão, principalmente.

Cuidado com o preparo

Assim como todos os alimentos frescos (vegetais e legumes), as frutas devem ser lavadas corretamente com água em abundância para evitar uma possível intoxicação alimentar. Além disso, sempre que possível prefira obter as frutas de feiras ou diretamente de hortas, em que o risco de haver agrotóxicos e outros aditivos diminuem consideravelmente. Compre tudo sempre fresco e, de preferência, procure variar os tipos de frutas que consome diariamente para se beneficiar de todas as vitaminas e nutrientes de cada uma. As frutas oleaginosas também são interessantes, mas o seu consumo deve ser reduzido, pois costumam ser ricas em gordura e, por isso, mais calóricas como a nozes, amêndoas, avelã, castanhas, etc.

Os benefícios das frutas na alimentaçãoComo comer?

As frutas podem ser consumidas sempre frescas e puras, de preferência, mas uma forma saudável também de consumir é através de sucos naturais, sem adição de açúcar. Beber sucos de frutas costuma ser interessante para quem quer emagrecer, uma vez que é rico em fibras e por isso traz sensação de saciedade ao longo do dia. Evite consumir em quantidade compotas de frutas em calda ou cristalizadas que possuem grande quantidade de açúcar. Indica-se o consumo de três porções de frutas ao dia.

<< Página anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *