11 de agosto de 2020

Para que serve o BCAA e o que é BCAA?

Para os que ainda não sabem, o BCAA é a abreviação do inglês para “Branch Chain Amino Acids” que em uma tradução aproximada significa “aminoácidos de cadeia ramificada”. Os adeptos de suplementos geralmente já fazem uso desse suplemento para complementação do seu programa de musculação e os nutricionistas sempre indicam a substância no programa nutricional esportivo. Isso porque, esta substância é imprescindível se o objetivo é ganhar massa muscular corporal e manter o crescimento dos músculos. Outras vantagens do BCAA ligadas a outros fatores são a reconstituição das células, reparos de tecidos, formação de anticorpos – o que fortalece a defesa do organismo – e o transporte de oxigênio pelo corpo. Além disso, a substância ainda integra o sistema hormonal e enzimático do indivíduo e forma o RNA e DNA.

 

Como potencializar o efeito do suplemento?Para que serve o BCAA?

O BCAA pode ser muito melhor aproveitado aliado a alguns cofatores que aumentam a sua eficácia para o crescimento muscular. Alguns deles são: o cromo, no formato de picolinato de cromo tem o objetivo de aumentar o desenvolvimento da insulina no organismo, pois servem de matéria-prima para a construção dos músculos, além disso, ele atua aumentando a vida útil da proteína dentro das células; vitamina B6 é responsável pelo transporte de aminoácidos do corpo para as células, por isso, atletas que possuem uma alta taxa de aminoácidos devem aumentar o consumo da vitamina B6 na mesma proporção.

Outros cofatores fundamentais nesse processo são: vitamina B12 tem a função de auxiliar a síntese de aminoácidos e o metabolismo da proteína, portanto o consumo do nutriente deve ser uma constante para melhorar os resultados desejados e; por último, a biotina que é parte integrante no processo de síntese de proteína e formulação de glicogênio.

 

Para que serve o BCAA?Quando e quanto devo ingerir?

A média recomendada é de 8 a 12 gramas de BCAA (de 4-8 gramas antes e depois), porém, se o seu caso for específico e precisar de um desempenho maior e uma recuperação mais ágil, essa quantidade pode ser aumentada de acordo com a indicação de um nutricionista ou personal trainer. Quanto à melhor hora para ingerir o suplemento, sabe-se que o consumo imediatamente antes do treino ou durante tende a melhorar ainda mais o desempenho. Por isso, irá depender do objetivo de cada atleta. Obviamente a escolha pela ingestão pós-treino é sempre bem vinda, uma vez que ajuda na recuperação muscular e evita o overtraining.

Interessado em BCAA? Confira em nossa loja nossas melhores opções na categoria BCAA

Show Full Content
Previous Porque consumir termogênicos?
Next Albumina: O que é e seus benefícios

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Tapioca: A comida do momento

30 de junho de 2015
Close