17 de setembro de 2021

Pólen de abelha

Os benefícios para a saúde do pólen de abelha são inúmeros. Não é à toa que é considerado um superalimento. Isso porque conta com uma fonte de proteínas e nutrientes, sendo assim, sua composição é rica em aminoácidos, vitaminas do complexo B e enzimas. Com isso, o produto promove no organismo um aumento de capacidade física em casos de anemia, pós-operatório e raquitismo.

O pólen é retirado das flores e misturado com demais ingredientes coletados por abelhas como, o mel. Dessa forma, é vendido para consumo no mercado de produtos naturais. Veja a seguir, o que é o Pólen de Abelha e quais são os benefícios para à saúde!

O que é pólen de abelha?

O pólen de abelha é produzido a partir de flores. As abelhas recolhem o produto e levam para a colmeia onde misturam com néctar, mel, cera, secreções e enzimas da própria espécie. Dessa forma, o resultado vira alimento para a colônia e é armazenado para o consumo.

Esse pólen é constituído por vitaminas, aminoácidos, lipídios e mais 250 ativos que podem variar conforme a região e as plantas onde as abelhas recolhem o ingrediente. O pólen de abelha é composto principalmente por:

● 40% de hidrato de carbono (carboidratos);
● 35% de proteína;
● 4 a 10% de água;
● 5% de gordura;
● 5 a 15% de outros ativos.

Quais os benefícios do pólen de abelha?

Por conta da sua incrível composição, o pólen de abelha traz diversos benefícios para a saúde. Conheça a seguir quais são eles!

Alívio de dores

O pólen tem propriedades anti-inflamatórias na composição. Um organismo inflamado, pode gerar desconfortos e dores. Por isso, o produto ameniza os sintomas causados por esse problema.

Combate alergias

Além de ser anti-inflamatório, o pólen de abelha é anti-bactericida. Sendo assim, ajuda a combater infecções que causam alergia. No entanto, um médico deve ser consultado para confirmar o uso desse alimento para essa finalidade.

Auxilia no sistema imunológico

O pólen de abelha tem ação antiviral, antifúngica, analgésica e, principalmente, imunoestimulante. Por essa razão auxilia no funcionamento do sistema imunológico e é muito utilizado na apiterapia.

Previne doenças

Além de ajudar no combate de doenças, como a diabetes, o pólen tem grande quantidade de antioxidante e, por isso, previne o entupimento das artérias, o que beneficia o sistema cardiovascular. Além disso, esse ativo combate radicais livres e, assim, previne o envelhecimento precoce.

Reduz o estresse

O pólen de abelha aumenta o fluxo sanguíneo melhorando o funcionamento do organismo. Principalmente, reduzindo o estresse, aliviando o cansaço e a fadiga.
Além disso, o alimento auxilia no funcionamento do corpo dando disposição para práticas de atividades físicas.

Como posso consumir o pólen?

Os produtos derivados de abelhas podem ser misturados com sucos digestivos para melhor absorção dos nutrientes.Pelo seu sabor neutro, pode ser ingerido junto com outros alimentos da preferência. O suplemento em cápsulas de pólen desidratado também é uma ótima opção.

No entanto, o pólen de abelha não pode ser o único alimento. Pois, ele não tem quantidade suficiente de vitaminas C, D e B12, apesar de ser rico em ferro. Por isso, deve ser consumido em conjunto de uma dieta balanceada.

Portanto, foi possível entender que o pólen de abelha tem um papel muito importante para a saúde. Lembre-se de consultar um médico para saber se você tem alergia ao alimento. O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou pelo site, Nutrição Inteligente.

Gostou do nosso post? Então, entenda quais os benefícios do açafrão para a nossa saúde!

Show Full Content
Previous Própolis verde – O que é e qual a diferença para o própolis normal
Next Geleia real: o que é e quais os principais benefícios?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Treino em excesso prejudica a hipertrofia?

24 de julho de 2015
Close