27 de outubro de 2021

O açafrão-da-terra, também chamado de cúrcuma, é uma raiz da mesma família do gengibre, tem uma cor amarela intensa e é originária na Ásia. Essa especiaria é utilizada por milênios no Oriente Médio e Ásia na medicina, como fitoterápico, já que tem ações antioxidantes e anti-inflamatórias no organismo.

Especialistas recomendam frequentemente a ingestão de alimentos com cores vibrantes, pois a pigmentação tem relação com antioxidantes. Sendo assim, o amarelo do açafrão-da-terra tem diversos benefícios para a saúde, principalmente no combate ao câncer e outras doenças.

Sendo assim, separamos as principais informações sobre o açafrão-da-terra para você ficar por dentro do assunto. Confira a seguir!

Açafrão

O que é a cúrcuma?

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, turmérico, açafrão, gengibre-amarelo e raiz-de-sol, é uma planta herbácea da família do gengibre, de origem Asiática, no entanto, é facilmente cultivada em outras regiões do mundo. A planta que dá origem à cúrcuma tem flores brancas e folhas verdes que são comestíveis, mas a região mais consumida é a raiz, a qual é usada para fazer o tempero em pó.

A especiaria pertence à categoria de curcuminoides e conta com substâncias com propriedades impressionantes para a saúde do corpo. Os curciminoides são pigmentos presentes no açafrão-da-terra que possuem propriedades poderosas para o organismo, sendo elas: antioxidantes, anti-inflamatórios, antimicrobianos, cicatrizantes e moduladores do sistema imunológico.

Quais os benefícios do açafrão-da-terra?

O açafrão-da-terra tem diversas vantagens para a saúde. Conheça a seguir os principais benefícios da cúrcuma para o organismo.

Estimula o sistema imunológico

O princípio ativo do açafrão-da-terra, a curcumina, tem um importante papel no fortalecimento do sistema imunológico, estimulando o tratamento de infecções virais, bacterianas e fúngicas.

Anti-inflamatório

A cúrcuma tem fortes propriedades anti-inflamatórias. Sendo assim, ela atua no organismo nos mecanismos celulares e bloqueando processos relacionados à inflamação, principalmente as crônicas, como as causadas por Alzheimer, síndrome metabólica e diversos tipos de câncer.

Na artrite, a cúrcuma contribui para alívio de dores causadas pela inflamação das articulações. No caso de artrites reumatoides, as substâncias presentes na especiaria são eficientes no alívio da rigidez e inchaço da região afetada.

Antioxidante

Os antioxidantes presentes na curcumina ajudam no combate de radicais livres. Esses componentes afetam o corpo por conta da oxidação, causando envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas, por exemplo. Dessa forma, a curcumina presente no açafrão-da-terra neutraliza as moléculas prejudiciais e estimula o bom funcionamento das funções antioxidantes do corpo.

Melhora a digestão

A cúrcuma estimula a produção de bílis no fígado, líquido que auxilia na digestão, e regula a flora intestinal. A especiaria pode ser indicada para reduzir os inchaços e gases em pessoas sujeitas a indigestão.

Ajuda a perder peso

O açafrão-da-terra ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, mantendo o organismo em bom funcionamento. Isso contribui na quebra de gordura e ajudando no controle do peso.

Combate resfriados e gripes

A cúrcuma é um ótimo remédio natural para acelerar o tratamento de gripes e resfriados, funcionando não apenas como um antiviral, mas também como expectorante. Assim como, a especiaria é capaz de evitar as crises de asma.

Protege e melhora as funções cerebrais

O hormônio BDNF ajuda na produção de células e na formação de conectores entre os neurônios. Com isso, de acordo com pesquisas, a curcumina tem o potencial de aumentar as funções cerebrais e protegê-la contra enfermidades, como depressão e Alzheimer, assim como outras doenças relacionadas ao envelhecimento, por meio do aumento dos níveis desse hormônio.

Além disso, as substâncias presentes na especiaria podem ajudar a melhorar a ação da dopamina, serotonina e neurotransmissores relacionados ao relaxamento e sensação de bem-estar.

Reduz o risco de doenças cardíacas

A curcumina presente na cúrcuma tem uma ação poderosa nas artérias, veias, vasos linfáticos e na camada celular que reveste o coração regulando a coagulação e a pressão sanguínea. Assim como, suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias têm uma função importante no tratamento e prevenção de doenças cardíacas.

Previne e ajuda a combater o câncer

As substâncias presentes no açafrão-da-terra podem ajudar no tratamento de tumores. Estudos sugerem que a substância evita o crescimento do tumor e pode reduzir as chances de metástase, ou seja, que o câncer se espalhe para outras partes do corpo. Além disso, a cúrcuma tem um papel importante na prevenção dessa doença.

Como consumir o açafrão-da-terra?

A cúrcuma é um ingrediente importante em diversas receitas, como o curry. Contudo, é possível adicionar facilmente o tempero na sua alimentação diária, em carnes, peixes, frangos, sopas, molhos, arroz, feijão, legumes e verduras. Evite adicioná-lo em doces e em pratos com sabor mais leve diminua a quantidade do tempero.

O açafrão-da-terra em pó é a forma mais utilizada para temperar as comidas, sendo ideal consumir até 5 gramas ou uma colher de chá por dia. Contudo, pode ser consumido em cápsulas, de preferência até duas doses diárias, com pausa de 12h, antes das refeições. O gel de cúrcuma também pode ser aplicado diretamente em inflamações na pele, apenas misturando uma pequena quantidade com uma colher de sopa de babosa.

Contraindicações

Se consumida até 10g ao dia, a cúrcuma não apresenta danos tóxicos para o corpo. No entanto, a especiaria tem algumas contraindicações, como os casos a seguir:

● Pessoas com úlceras gástricas;
● Pacie
● Sensíveis ou alérgicos a cúrcuma;
● Paciente com pedras na vesícula e distúrbios hemorrágicos;
● Indivíduos que fazem medicação com anticoagulantes;
● Mulheres grávidas (a cúrcuma pode induzir ao aborto) ou lactantes;
● Crianças.

É preciso evitar o consumo de açafrão da terra junto a determinados medicamentos, como anti-inflamatórios e imunossupressores. Por essa razão, é fundamental consultar um médico especialista antes do uso da cúrcuma para entender suas necessidades e a quantidade ideal da especiaria para o bom funcionamento do organismo.

Apesar do produto ser natural, o consumo em quantidades inadequadas pode afetar a saúde e prejudicar o tratamento de outras doenças. Com a recomendação médica, insira o açafrão-da-terra na sua dieta, sempre aliando a especiaria com uma alimentação equilibrada e saudável. Além disso, pratique exercícios de forma regular para manter a saúde em dia com qualidade de vida e bem- star.

Saiba que ao comprar produtos naturais, como o açafrão-da-terra, é preciso encontrar lojas de confiança que garantam a qualidade. Por isso, considere a Nutrição Inteligente para adquirir os seus produtos

Show Full Content
Previous Coenzima CoQ10: o que é e quais os benefícios?
Next Tipos de colágeno: o que é e quais os benefícios?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Conheça a nova geração da beleza: Os nutricosméticos

2 de agosto de 2016
Close