23 de outubro de 2020

O glúten é uma proteína que está presente em diversos alimentos, como farinha de trigo, cevada, malte e aveia. Então, os derivados desses, por exemplo, pães e cervejas, também contêm essa proteína.

Celíacos ou pessoas que possuem intolerância ao glúten devem retirar essa proteína da alimentação, porque ela impede que os nutrientes sejam absorvidos de forma adequada pelo intestino. Contudo, não foi por isso que o glúten ficou bastante conhecido há alguns anos.

Ele se tornou famoso, pois várias celebridades o retiraram de suas dietas mesmo sem serem celíacas ou intolerantes à substância. Mas, há alguma vantagem em tirar o glúten da alimentação sem ser uma recomendação médica?

Na realidade, existem sim benefícios em tirar ou diminuir o consumo dessa substância e é isso que vamos explicar agora!

 

Vantagens de tirar o glúten da alimentação

A seguir, vamos apresentar 3 principais benefícios de tirar o glúten da alimentação, porém não se esqueça de consultar um nutricionista antes de cortar a proteína de sua dieta. Afinal de contas, você precisa de uma orientação profissional para retirar o glúten da sua alimentação da forma correta, ou seja, sem prejudicá-la.

Melhora o funcionamento do intestino

Quem tem a doença celíaca ou intolerância ao glúten sente bastante desconforto após ingerir alimentos com essa proteína. Porém, até mesmo as pessoas que não têm essas complicações conseguem perceber algumas melhoras após a retirada da substância de suas dietas. Uma melhora bastante nítida é a do funcionamento do intestino.

Ao retirar o glúten da alimentação, a digestão do organismo é aprimorada. Por isso, muitas pessoas percebem uma redução no número de diarreias, refluxos e cólicas intestinais. Esse é um grande benefício que melhora o cotidiano de qualquer um, não é mesmo?

Pode prevenir doenças

Além de melhorar o funcionamento do intestino, a retirada do glúten da alimentação diária também é capaz de diminuir inflamações no organismo e, assim, aprimorar o seu metabolismo.

Dessa forma, a retenção de líquidos no corpo diminui, os nutrientes são absorvidos da maneira correta e é possível prevenir certas doenças não transmissíveis. Algumas das doenças que podem ser prevenidas com a retirada do glúten são, por exemplo, as cardiovasculares e a obesidade.

Ajuda na perda de peso

Outro benefício importante de tirar o glúten da dieta é a perda de peso. Entretanto, lembre-se de que não há comprovações de que o glúten auxilia na perda de peso diretamente. Ela acontece principalmente porque essa substância está bastante presente em alimentos ricos em carboidratos e gorduras, como pães e biscoitos.

Então, ao tirá-la do dia a dia, você também tira esses alimentos e perde peso. Como são retiradas diversas comidas desse tipo, é importante ressaltar que a perda de peso acontece rapidamente.

Como você pode perceber, tirar o glúten da alimentação traz benefícios que melhoram o seu dia a dia e até sua saúde no futuro.  Por isso, é interessante fazer essa mudança em sua alimentação. Porém, lembre-se de consultar um nutricionista antes de retirar a substância de sua dieta.

Assim, você conseguirá aproveitar os benefícios de tirar o glúten da alimentação sem se prejudicar. Depois de descobrir quais são as vantagens de tirar o glúten da sua dieta, confira também as 5 melhores sementes para ter uma alimentação saudável!

Show Full Content
Previous 5 melhores sementes para uma alimentação saudável
Next Suplementos vendidos a granel têm preços até 60% mais baratos: saiba onde comprar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Como devo escolher meu whey protein?

6 de outubro de 2015
Close