31 de julho de 2021

Os nutrientes são fundamentais para melhorar o sistema imunológico. Segundo estudos, a deficiência de algumas vitaminas e minerais contribuem para a diminuição da imunidade e, consequentemente, na predisposição a doenças. Por isso, é tão importante fortalecer o organismo para protegê-lo contra enfermidades.

O sistema imunológico é formado por células e moléculas que ajudam na proteção do organismo contra a ação de vírus, bactérias e fungos e, assim, evitam que doenças e infecções possam surgir ou se desenvolver para algo mais grave.

As vitaminas e minerais são essenciais para efetuar diversos processos no corpo humano e são fundamentais para o funcionamento do organismo. Descubra quais são os principais para aumentar a imunidade a seguir!

Vitaminas e Minerais

 

Como saber se a imunidade está fraca?

O sistema imunológico fraco é identificado ao observar uma sequência de doenças, como gripe, herpes, resfriados, entre outras doenças infecciosas em um curto período de tempo. Essa é uma característica muito clara que o corpo não está produzindo anticorpos com eficiência. Sintomas como febre, cansaço e doenças que se agravam rápido e não se curam com facilidade são comuns em pessoas com a imunidade baixa.

O que fazer para aumentar a imunidade?

Além da falta de nutrientes, alguns fatores como genética, fisiologia e metabolismo também podem diminuir a imunidade. Sendo assim, é importante evitar algumas atitudes que fazem mal para o organismo e adotar hábitos saudáveis para manter o sistema imunológico fortalecido. Confira a seguir.

● Não fume;
● Tenha uma alimentação equilibrada;
● Evite o consumo de álcool;
● Pratique exercícios físicos pelo menos 30 minutos por dia;
● Tenha boas noites de sono;
● Consulte um médico para acompanhar o seu histórico de saúde e analisar a necessidade de suplementação alimentar.

O que são suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares ajudam na reposição de vitaminas e minerais que estão em falta no organismo ou apenas complementam a dieta. Esses polivitamínicos são ingeridos em formato de cápsulas ou pó, geralmente 1 vez ao dia antes da refeição, já que alguns alimentos ajudam na absorção dos nutrientes. Eles podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.

Quais vitaminas e minerais ajudam a aumentar a imunidade?

Para fortalecer o sistema imunológico, ajudando o organismo a prevenir e combater algumas doenças, algumas vitaminas e minerais têm um importante papel. Eles podem ser encontrados em alimentos ricos em nutrientes. Conheça quais são os nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade.

Zinco

Esse mineral é um dos mais importantes para o funcionamento do sistema imunológico, além do sistema nervoso central e na reprodução. O zinco está presente em carnes, frutos do mar, peixes, cereais integrais e ovos.

Selênio

O selênio também é um mineral com importantes funções imunológicas e antioxidantes. Sendo assim, controla os radicais livres, os quais em excesso podem causar danos nos órgãos e células. O alimento mais rico em selênio é a castanha-do-pará, mas há outros como o frango, farinha de trigo, arroz, ovo, carne bovina, entre outros.

Vitamina A

A vitamina A tem um papel fundamental na renovação celular e ajuda na proteção do organismo contra infecções. Esse nutriente pode ser encontrado em vegetais, frutas, alimentos de origem animal e óleos. A falta dessa vitamina pode afetar as células que ativam anticorpos contra vírus e bactérias que causam doenças.

Vitamina B6

Esse nutriente ajuda na regulação do sistema imunológico e sua falta pode causar a proliferação de linfócitos, os quais reduzem a produção de anticorpos. Os alimentos com essa vitamina são o salmão, frango, fígado, cereais, castanhas, soja, nozes, melancia, lentilha etc.

Vitamina B9

Esse nutriente contribui para o bom funcionamento cerebral, fortalecimento de unhas, pele e cabelo. A deficiência da vitamina B9 pode enfraquecer a resistência do organismo contra infecções. Alimentos como vegetais folhosos, feijão branco, fígado de boi, milho, legumes, melão, maçã, laranja, entre outros, são ricos desse
nutriente.

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante fundamental para proteger o organismo. Além disso, esse nutriente está associado ao fortalecimento do sistema imunológico e a falta dele aumenta as chances de doenças infecciosas, principalmente as que estão relacionadas à função respiratória. É possível encontrar o nutriente na acerola, laranja, pimentão, morango, couve-flor, melancia, abacaxi, batata doce, goiaba etc.

Vitamina D

A vitamina D tem um papel importante para os ossos, mas também tem uma forte influência no aumento da imunidade. A deficiência desse nutriente pode desenvolver infecções intestinais e diabetes tipo I. As principais fontes de vitamina D são as carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, marisco, atum, ovo, leite, fígado, laranja, queijos e cogumelos.

Vitamina E

Esse nutriente é essencial para fortalecer o sistema imunológico. Ele pode ser encontrado em óleos (como amendoim, soja, girassol, oliva, milho e palma), nozes kiwi, peixes, amêndoas, avelã, castanhas, por exemplo. Além disso, a vitamina E tem um papel fundamental para retardar o envelhecimento de células e, dessa forma, previne doenças do sistema nervoso, como Parkinson e Alzheimer.

Quando é indicado tomar suplementos de vitaminas e minerais?

Com a rotina acelerada do dia a dia, a alimentação diária adequada pode ficar comprometida e não alcançar o nível de vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo. Sendo assim, é preciso adotar hábitos saudáveis aliado a exercícios físicos por pelo menos 30 minutos ao dia e o suplemento alimentar.

Outros casos que podem ter a indicação de suplementos são de idosos com dificuldades alimentares ou pessoas de qualquer idade que tenham problemas de saúde que impossibilitam a sintetização de vitaminas naturalmente.

Lembre-se que os suplementos alimentares devem ser indicados por um médico ou nutricionista. Além disso, esse consumo deve ser aliado à alimentação saudável e prática de atividades físicas para alcançar o efeito esperado. Isso porque se ingerido em excesso, as vitaminas prejudicam a saúde e a imunidade. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental para preservar a saúde.

O cuidado com o corpo deve ser constante, já que o corpo é exposto a diversas bactérias, vírus e fungos no dia a dia, os quais podem prejudicar fortemente o funcionamento do corpo. Além disso, a falta de hábitos saudáveis contribui para o estresse, ansiedade, depressão, anemia e obesidade, o que contribui para enfermidades. Por isso, consulte um médico ou nutricionista regularmente e, no caso de indicação, aposte em suplementos alimentares.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia também “O que são suplementos alimentares: benefícios e quando tomar”.

Show Full Content
Previous Canela em pó: o que é e quais os principais benefícios
Next Aveia em flocos: tipos e seus benefícios

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Conheça os benefícios do vinagre de maçã!

16 de fevereiro de 2016
Close