11 de agosto de 2020

 

Já sabemos que o corpo desempenha funções diferentes em horários diferentes do dia, mas o que muitas pessoas não sabem é que, dependendo do horário do dia, certa vitamina ou nutriente pode ser melhor absorvida, potencializando e otimizando seu desempenho no corpo. Por exemplo, você sabia que o cálcio é mais indicado para consumo durante a noite? Isso porque o cálcio quando consumido antes de dormir, ajuda a melhorar o sono. Não é a toa que as pessoas recomendam um copo de leite antes de dormir, que trata-se de uma bebida rica em cálcio e também magnésio – componente que auxilia na absorção do cálcio -, portanto esses nutrientes caminham lado a lado.

Recomendações de horários

Porém, diferente do cálcio, o magnésio é melhor absorvido durante o dia, porém, nada impede que você consuma suplementos de cálcio + magnésio durante a noite de uma só vez. Outra curiosidade que você talvez não saiba é que certos alimentos são melhor absorvidos quando consumidos junto de refeições. Por exemplo, as vitaminas lipossolúveis são melhor diluídas quando ingeridas juntamente com alimentos solúveis em gordura, são eles: alimentos ricos em vitamina A, D, E e K.

Já a vitamina C é uma daquelas vitaminas que devem ser ingeridas ao longo do dia, pois são rapidamente diluídas na corrente sanguínea. Recomenda-se o consumo de vitamina C a cada três horas. A fibra é melhor ingerida de manhã ao acordar, melhorando o funcionamento do intestino ao longo do dia. Não deve-se ingerir vitaminas antes das fibras, pois pode interferir na absorção. Os probióticos são tomados com as refeições e, por vezes, cerca de 20 minutos antes da refeição.

Dicas gerais

Algumas contra-indicações são não ingerir vitamina C antes de se deitar, pois é um estimulante natural e pode causar insônia. Alguns até sugerem que os sumos de citrinos e da vitamina C causa pesadelos, mas isso não existe nenhuma pesquisa científica que comprove esta afirmação.

Se você está tomando muitos suplementos nutricionais você pode querer organizá-los em uma caixa de comprimidos separados para cada hora do dia. Assim você se organiza da melhor forma e evita se perder nos tempos. Para saber a dosagem adequada dessas vitaminas o ideal é agendar uma consulta com um médico e nutricionista. Independente da hora do dia que opte por ingerir as vitaminas, sabe-se que elas podem trazer muitos benefícios para a saúde.

Show Full Content
Previous Como retirar pedras na vesícula sem operar
Next Veja como funcionam os bloqueadores de gordura

2 thoughts on “Qual é a melhor hora do dia para tomar vitaminas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Óleo de coco e seus benefícios para o organismo

14 de abril de 2014
Close