11 de agosto de 2020

Saiba os efeitos do refrigerante na nossa saúde

O refrigerante é uma das bebidas mais apreciadas pela população no geral. Essa bebida gaseificada é refrescante e costuma ser constantemente ingerida em estações mais quentes. Entretanto, sabe-se que se trata de uma bebida industrializada, com aroma artificialmente sintetizado de fruta e gás carbônico, responsável por torná-la gaseificada com aspecto borbulhante. Como se não bastasse isso, trata-se de uma bebida rica em açúcar, principalmente as versões normais (a versão diet e light possui menos teor de açúcar). A bebida é também rica em sódio e as versões guaraná e cola que são as mais apreciadas possuem alto teor de cafeína, que estimula o sistema nervoso, gerando agitação e inibindo o sono.

Composição dos refrigerantes

O sabor cola pode ser ainda mais prejudicial à saúde, pois também se utiliza o ácido fosfórico em sua composição que sabemos que interfere na fixação do cálcio nos ossos, tornando assim os ossos mais fragilizados e prejudicando seu desenvolvimento. Os refrigerantes são bebidas completamente artificiais, para se ter uma ideia levam acidulantes, estabilizantes, corantes, antioxidantes, bem como os já citados açúcares, cafeína e ácido fosfórico. A presença da cafeína também pode ser prejudicial quando ingerida em grandes quantidades, pois costuma elevar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, causando tremores e sudorese.

O que pode causar?

O excesso do açúcar também traz efeitos negativos, podendo levar a doenças como a diabetes, gastrite e obesidade, além de flatulência e cáries quando ingerido sem limites. Existem outros problemas ligados ao consumo excessivo de refrigerante, são eles: dor de cabeça, ansiedade, depressão, insônia, agitação, arritmia cardíaca, enjoos, diminuição da densidade de massa óssea, dor nas mamas e redução do apetite. No sistema nervoso, o refrigerante pode causar um estado de “sempre alerta”, causando aceleração dos batimentos e dores de cabeça.

Doenças e problemas

Sabe-se que os refrigerantes podem levar ao câncer, pois a presença de conservantes e acidulantes alimentares, responsáveis por dar mais cor e sabor à bebida, podem se acumular nos tecidos do corpo provocando o surgimento de células cancerígenas que podem se desenvolver com o tempo na forma de tumores. Essa bebida também é um veneno para o sistema digestivo, pois aceleram a digestão e provocam refluxo, aumentando a acidez no estômago e impedindo a absorção dos nutrientes. Para completar, a massa óssea se torna mais fragilizada devido aos ácidos e cafeína que interferem e impedem a absorção de cálcio nos ossos, o que favorece o surgimento de doenças como a osteoporose.

Por isso, opte por consumo de sucos naturais, água e vitaminas, pois além de ajudar a desintoxicar seu organismo, ainda fornecem importantes nutrientes e estimulam o funcionamento saudável do seu corpo.

Show Full Content
Previous Saiba como os energéticos em gel podem turbinar o treino
Next Conheça a Dieta Paleo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Quais são os melhores exercícios para ter um bumbum durinho?

20 de janeiro de 2015
Close