29 de setembro de 2020

Ter uma alimentação balanceada é muito importante para o alcance de uma vida saudável. Junto de atividades físicas regulares, bons hábitos de sono e hidratação adequada do corpo, é uma das bases necessárias para se alcançar a longevidade, pensando não apenas em viver mais, mas em viver melhor.

É muito importante trazer esses hábitos para a rotina. Afinal, quem não deseja ter uma vida com saúde e disposição e ainda chegar na melhor idade com tudo em dia? É um sonho para todo mundo! Sendo você uma dessas pessoas, é importante que reflita sobre seus hábitos alimentares. Para lhe guiar nessa reflexão, seguem abaixo algumas perguntas que lhe permitirão apurar se sua alimentação é mesmo saudável. Quer descobrir? Então, siga a leitura conosco!

Você consome alimentos integrais?

Alimentos integrais são aqueles que praticamente não passaram por processamento e refinamento até chegar a seu prato. Eles conservam todas as suas propriedades e, por isso, possuem grande quantidade de fibras e nutrientes como minerais e vitaminas. Ao falarmos sobre seu consumo, nos referimos a cereais e grãos em sua forma natural. Aveia, arroz integral, linhaça, chia: esses são alguns itens que devem fazer parte de sua dieta. Uma boa opção para lanche prático e integral, ótimo para a correria do dia a dia, são as barrinhas de cereais.

A ingestão de alimentos integrais está na lista de todo nutricionista como hábito de alimentação saudável. Consumi-los vai garantir um bom funcionamento intestinal, controle de colesterol e diabetes, aumento da saciedade, dentre outras coisas. Mas não pode abusar! Ingerir mais do que o suficiente pode lhe fazer engordar, pois são alimentos bastante calóricos. O ideal é que um profissional seja consultado para adequar a sua dieta às suas necessidades.

Você consome alimentos naturais?

A base de uma alimentação saudável precisa ser constituída de alimentos naturais. Quanto menos processados, melhor. Frutas, verduras, vegetais e carnes frescas precisam fazer parte de sua rotina alimentar, pois eles irão lhe garantir uma extensa gama de nutrientes, os quais são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Você pode inserir esses itens em sua alimentação de diversas formas e em diversas refeições, sejam nas principais ou nas intermediárias. Saladas, sopas de legumes e refogados são sempre boas opções para almoço e jantar. Enquanto isso, as frutas são excelentes alternativas em sucos, saladas de fruta ou mesmo em opções desidratadas, como as bananas-passa, que são ótimas opções para um lanche nutritivo.

Você consome alimentos orgânicos?

Grandes vilões da alimentação saudável, os pesticidas, agrotóxicos e fertilizantes artificiais são descomedidamente utilizados nas produções agrícolas do Brasil. Isso gera grandes problemas ambientais e também para a saúde dos consumidores.

Sabendo-se disso, tem crescido bastante o mercado de orgânicos. Esses são produtos gerados sem o uso de substâncias tóxicas, o que acarreta em mais segurança e sustentabilidade. Uma outra coisa excelente dos alimentos orgânicos é a possibilidade de apoio a pequenos produtores. As produções orgânicas são em sua maioria fruto do trabalho de agricultores individuais ou pequenos grupos e cooperativas. Além disso, eles, por natureza, são mais saborosos e nutritivos, garantindo ao seu prato muito mais saúde e sabor.

Show Full Content
Previous Como incluir a semente de linhaça na sua alimentação
Next 5 melhores sementes para uma alimentação saudável

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Quais são os benefícios do Leg Press?

17 de setembro de 2014
Close