11 de agosto de 2020

Tapioca: A comida do momento

A tapioca nunca foi tão consumida como atualmente. Esse alimento costumava ser mais consumido em alguns restaurantes e barracas de comida em algumas praias litorâneas ou food trucks no Brasil. Porém, há algum tempo esse alimento vem integrando os pratos dos brasileiros com frequência e sendo preparado no conforto do lar. A goma hidratada pode ser encontrada em grande parte dos supermercados e tem sido uma alternativa aos pães, que são ricos em glúten, sendo assim inimigos quando o assunto é perda de peso. Assim a tapioca traz inúmeros benefícios para a saúde e também contribuições importantes no emagrecimento.

Aliada do emagrecimento

Sabe-se que uma colher de sopa de tapioca contém apenas 70 calorias. Assim, a tapioca é um alimento de baixa caloria. Além disso, a tapioca não contém glúten presente nos pães e outros alimentos de farinha branca como o arroz, macarrão, etc. A gliadina é um composto presente no glúten e que contribui para o inchaço do organismo e a gordura abdominal, portanto, com a tapioca não há esse risco. Pode ser consumido no café da manhã, em substituição ao pão que é pobre em nutrientes e minerais, e também à noite na forma de lanches saudáveis.

Versatilidade é a chave

A farinha de tapioca pode ser consumida todos os dias, sem restrições. Abandone o pão de vez e adicione este alimento como opção para o café da manhã, almoço ou jantar. Uma das vantagens dessa farinha é a versatilidade. Você pode usá-la no formato tradicional de tapioca com diversos recheios, tanto salgados quanto doces e também na composição de pratos mais sofisticados como panqueca e pizza. Para ficar ainda mais nutritiva acrescente sementes de chia ou linhaça na preparação da massa. Recheios salgados com frango desfiado, atum, saladas, peito de peru com mussarela de búfala são ótimas opções saudáveis. Para a sobremesa você pode fazer recheios de banana com canela ou geleia sem açúcar.

Benefícios da tapioca

Trata-se de um alimento rico em fibras, carboidratos e vitaminas B9, vitamina C, magnésio, manganês e cobre. É cultivada principalmente nos climas quentes da Ásia, África e América do Sul. Dentre os benefícios se destacam o fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças cardíacas, combate ao envelhecimento, reparo do DNA, combate a hipertensão, fortalecimento dos ossos, prevenção contra o Alzheimer, osteoporose e diabetes tipo 2, alívio dos sintomas da TPM e enxaqueca, prevenção contra calvície e crises de epilepsia.

Confira em nossa loja, a Massa de tapioca com mix de sementes ricas em fibras! (Clique aqui para acessar)

Show Full Content
Previous A importância da água em nosso organismo
Next 6 Maneiras de diminuir a retenção de líquidos

1 thought on “Tapioca: A comida do momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Saiba mais sobre os tipos de Creatina

3 de junho de 2015
Close