27 de outubro de 2021

O colágeno é popular pelos seus diversos benefícios para a pele, unhas e cabelo, proporcionando elasticidade, firmeza e fortalecendo a estrutura dessas partes do corpo. No entanto, existem diferentes tipos dessa proteína, as quais promovem outras vantagens para o organismo.

Os tipos de colágeno atuam de maneiras diferentes no organismo e está presente nas cartilagens, ossos, veias, tendões, músculos, olhos, entre outros, representando em torno de 40% das proteínas do corpo humano. Neste artigo, mostraremos o que é, quais os benefícios e os principais tipos de colágeno. Veja a seguir!

Tipos de colágeno

 

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo e de rápida absorção. Contudo, a partir dos 30 anos, a fabricação diminui cada vez mais e, com isso, é necessário fazer a reposição com suplementos para sofrer menos com a falta dessa proteína, não apenas por fatores estéticos, mas para a evitar a piora da mobilidade.

O colágeno é responsável pela construção das fibras dos tecidos do organismo, como ossos, articulações, músculos e tendões, promovendo flexibilidade e resistência na execução dos movimentos. Outra função importante do colágeno, é sua atuação nas cartilagens entre as articulações, prevenindo o desgaste dos ossos ao evitar que eles se toquem.

Quais os tipos de colágenos?

Atualmente, existem 28 tipos de colágeno, os quais têm funções diferentes no organismo. Conheça a seguir os tipos principais e como eles contribuem para a melhora na saúde!

Tipo I

O colágeno tipo 1 é o mais comum no corpo por conta das suas propriedades e dimensões, e está presente na cartilagem fibrosa, tendões, tecido conjuntivo frouxo e denso. Os tipos de fibras formadas são longas e espessas, promovendo resistência aos movimentos, elasticidade da pele, unhas e cabelo, e melhorando as funções das juntas.

Tipo II

O colágeno tipo 2 é o componente principal presente nos olhos, discos intervertebrais, cartilagens hialina e na elástica. A proteína tem um formato semelhante ao tipo I, porém, seu diâmetro é menor e suas propriedades são diferentes. Uma das principais funções está na reposição das cartilagens e articulações, sendo fundamental no tratamento de artrite.

Tipo III

O colágeno tipo 3 é encontrado na pele e nos órgãos internos, como intestino, vasos arteriais e útero. Seu formato, assim como o tipo 1 e 2, é fibrilar. Porém, é o primeiro a ter a sua produção reduzida, sendo necessária a reposição. Ele beneficia a saúde de modo geral e promove vantagens para a estética.

Tipo IV

O colágeno tipo 4 tem a função de filtração e sustentação. Isso porque o ligamento entre fibras é através das extremidades, não em paralelo, como os outros tipos, formando uma rede similar a uma tela de arame. Está localizado nos rins, na pele, nas córneas, entre outros.

Quais os benefícios do colágeno?

Os diferentes tipos de colágeno promovem diversos benefícios para o corpo. Entenda, a seguir, quais são as principais vantagens para quem consome a quantidade ideal dessa proteína diariamente:

● Melhora o aspecto da pele: o colágeno tem o potencial de fortalecer a pele, dando elasticidade, firmeza e aumentando a hidratação, o que previne o surgimento de rugas, linhas de expressão, envelhecimento precoce da pele e flacidez;

● Fortalece as unhas e os cabelos: essa proteína, também presente nessas estruturas, aumenta a resistência, elasticidade e crescimento das unhas e os cabelos;

● Evita o desgaste das cartilagens: a osteoartrite é o desgaste e inflamação das cartilagens, a qual é formada por colágeno principalmente. Sendo assim, essa proteína tem a função de revestir os ossos e evitar o contato entre eles, amortecendo o impacto;

● Fortalece os ossos: com o tempo, é normal que os ossos fiquem mais frágeis, já que a produção de colágeno diminui. Por isso, é importante a reposição da proteína para aumentar a firmeza dos ossos e diminuir os riscos de fraturas, auxiliando no tratamento da osteoporose;

● Contribui para o aumento de massa magra: o colágeno ajuda a aumentar a massa e força dos músculos. Isso porque proporciona a síntese de proteínas musculares, como a creatina, reduzindo o processo natural de perda de musculatura, chamada de sarcopenia e sendo muito útil para atletas;

● Melhora as funções cardiovasculares: presente nas artérias, o colágeno ajuda a facilitar o transporte de sangue no corpo. A falta desse nutriente aumenta o risco de aterosclerose, que é o estreitamento das artérias, podendo causar AVC ou infarto.

Como fazer a suplementação do colágeno?

A deficiência de colágeno promove diversas reações no corpo, como flacidez, perda de elasticidade e desidratação da pele, enfraquecimento de unhas, cabelos e ossos. Sendo assim, após uma certa idade, pode ser necessária a suplementação dessa proteína, já que apenas a alimentação pode não ser suficiente em alguns casos.

O colágeno hidrolisado é uma das formas de suplementação alimentar. A hidrólise é o processo de quebra em partículas pequenas, o que permite a rápida absorção pelo organismo, sendo considerado de baixo efeito colateral, rico em aminoácidos, glicina e prolina, os quais são importantes para a regeneração e estabilidade das cartilagens. O produto pode ser encontrado em pó, cápsula ou líquido, sendo a versão em pó a mais popular devido a sua durabilidade — até 5 anos na embalagem.

Os suplementos de colágeno têm a função de estimular o corpo a produzir colágeno, além de incentivar a fabricação das proteínas fundamentais para a firmeza e elasticidade da pele, ajudar na redução de inflamações das articulações, aumentar o colesterol bom, entre outros benefícios que citamos neste conteúdo.

Como o metabolismo começa a desacelerar após os 30 anos, o ideal é iniciar a suplementação após essa idade, principalmente nos casos em que a alimentação diária não fornece uma quantidade razoável de colágeno. Consulte um nutricionista para entender as suas necessidades e definir a quantia certa para você.

Onde comprar suplementos de colágeno?

Há diversos tipos de produtos à base de colágeno disponíveis no mercado, como colágeno hidrolisado, tipo II, em pó e em cápsulas, algumas versões são saborizadas, o que facilita a adequação na dieta. Para adquirir suplementos de colágeno de altíssima qualidade e com preços acessíveis conte com a Nutrição Inteligente.

Gostou de saber mais sobre suplementos alimentares? Descubra outra substância que pode tornar a sua vida muito mais saudável: Suplementos alimentares – Benefícios do Whey Protein!

Show Full Content
Previous Propriedades do açafrão-da-terra ou cúrcuma
Next Chá hibisco: seus benefícios e como preparar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

O que acontece com a falta de vitamina A?

30 de abril de 2021
Close