11 de agosto de 2020

Veja como praticar corretamente a dieta dos carboidratos

Os carboidratos são tidos como inimigos da saúde e boa forma, principalmente por seguidores da dieta low carb também chamada de paleolítica. Porém, existem os defensores desse tipo de alimento que incentivam o consumo de carboidratos, uma vez que eles são indispensáveis ao organismo. Na verdade, o que ocorre, é que existem os carboidratos ruins e os bons e deve-se dar atenção especial aos bons e eliminar os considerados ruins do cardápio. Na dieta do carboidrato é isso que acontece na prática e promete-se a perda de até 2 kg por semana. Acompanhe como fazer a dieta abaixo!

Carboidratos bons x ruins

Antes de iniciar a dieta você precisa ter em mente quais os alimentos que integram a lista de carboidratos bons e, portanto, permitidos para consumo e quais são os ruins e que devem ser evitados. As pessoas costumam associar carboidratos a alimentos ricos em glúten, gordura e açúcar, mas isso nem sempre é verdade, existem sim carboidratos saudáveis como grãos integrais, legumes, chia, linhaça, batatas (principalmente a doce), arroz integral, lentilha, feijão e aveia. Os carboidratos que devem ser evitados são: biscoitos recheados, alimentos industrializados, frituras, refrigerantes e outras bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, pão branco, arroz branco, achocolatados e sobremesas em geral.

Dieta de carboidratos

O objetivo é priorizar o consumo de carboidratos denominados complexos, ou seja, com baixo índice glicêmico e que, portanto, são digeridos lentamente no organismo fornecendo   glicose de forma gradual no corpo e evitando altos picos de açúcar que podem ser acumulados como gordura. A ideia dessa dieta é aumentar a quantidade de fibras ingerida, visando regular o intestino, eliminando excessos e melhorando a saúde da flora intestinal. Optar por carboidratos complexos nas refeições diárias pode ajudar a emagrecer e também evitar doenças como a diabetes. Além disso, sabe-se que essa dieta pode ajudar a equilibrar o colesterol no sangue. Metade da refeição deve ser de carboidratos, mas sem abdicar de outros alimentos.

Simulação da dieta

Café da manhã

1 pote de iogurte desnatado

1 colher de sopa de linhaça

1 colher de sopa de aveia em flocos

1 fruta de baixo índice glicêmico (morango, maçã com casca, pêssego, pera, etc)

Lanche da manhã

200 ml de chá verde

1 pote de iogurte desnatado

1 colher de sopa de chia

Almoço

Salada à vontade

2 colheres de sopa de arroz integral

1 filé de peito de frango, peixe grelhado ou carne sem gordura

Lanche da tarde

1 fatia de pão integral

1 polenguinho

200 ml de chá verde

1 fruta de baixo índice glicêmico

Janta

Salada à vontade

50 gramas de ricota light

2 fatias de peito e peru

2 fatias de pão integral

Ceia

200 ml de chá verde

1 taça de gelatina

Show Full Content
Previous Como fazer a Dieta da Banana; dicas e benefícios
Next Confira a dieta para manter a aparência jovem

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Qual é a relação do sono com o emagrecimento?

28 de abril de 2015
Close