17 de setembro de 2021

Alimentos saudáveis vem se popularizando cada vez mais graças aos benefícios que eles trazem para o bem-estar dos indivíduos no cotidiano. Hoje em dia, um desses produtos que vem se popularizando devido às funções que desempenha no organismo é o vinagre de maçã orgânico.

Se você ainda não conhece esse tipo de vinagre, continue lendo o nosso post para descobrir o que ele é e quais são os principais benefícios de consumi-lo!

Vinagre de maçã orgânico

O que é o vinagre de maçã orgânico

O vinagre é um composto fabricado por meio da fermentação de bebidas alcoólicas, cereais ou frutas. No caso do vinagre de maçã orgânico, primeiro essa fruta em sua versão in natura é esmagada.

Em seguida, o líquido obtido a partir dessa esmagação passa por fermentações naturais. Dessa forma, é possível garantir que o vinagre não perderá os componentes benéficos da maçã e será um produto de alta qualidade.

Esse vinagre pode ser consumido de duas formas principais: junto às refeições ou em uma solução com água. Nas refeições, ele pode ser combinado com diferentes pratos, como saladas, sopas, molhos ou até mesmo na preparação de carnes.

Benefícios do produto

Abaixo, listamos os principais benefícios do vinagre de maçã orgânico para que você entenda como é importante adicionar esse alimento em seu dia a dia:

Reduz o colesterol

Uma das maiores vantagens de consumir o vinagre de maçã orgânico é que ele ajuda a reduzir os níveis de LDL (o colesterol “ruim”) e de triglicerídeos no organismo. Dessa maneira ele auxilia no controle do colesterol.

Além disso, ele também atua na regulação da pressão arterial. Esses são grandes benefícios do produto, porque essas ações impedem que gorduras fiquem acumuladas nos vasos sanguíneos. Consequentemente, esse vinagre ajuda ainda na prevenção contra doenças cardiovasculares.

Ajuda a controlar a diabetes

Esse vinagre também é importante para controlar a diabetes, já que ele possui diversas fibras em sua composição que diminuem a absorção de carboidratos. Com isso, elas conseguem controlar a concentração de glicose no sangue. Além de ajudar no tratamento, essa ação também auxilia na prevenção da doença.

É por essa razão que o vinagre de maçã costuma ser indicado para pessoas com diabetes. Porém, se você tem essa doença, lembre-se de que é fundamental consultar o seu médico antes de começar a consumir o produto. Dessa maneira, ele poderá lhe orientar sobre o consumo do vinagre.

Equilibra o pH

Mais um benefício do vinagre de maçã é que ele equilibra e purifica tanto o pH do sangue quanto o do estômago. Ao equilibrar e purificar o pH do sangue, esse alimento melhora a saúde das células e evita o aparecimento de doenças.

Já a purificação e regulagem do pH do estômago são importantes, pois elas diminuem a acidez nessa região. Assim, o vinagre consegue aliviar diversos desconfortos no estômago que perturbam milhares de pessoas, como sensação de peso, azia, náuseas, dores e queimações no órgão.

Melhora a digestão

No tópico anterior, mencionamos que esse produto equilibra o pH do estômago e, assim, diminui vários desconfortos comuns nesse órgão. Mas, essa não é a única ação que o vinagre realiza para melhorar o bem-estar estomacal de seus consumidores.

Como é rico em fibras, ele ainda ajuda a melhorar a digestão dos alimentos no organismo. Isso é ótimo não só porque aprimora o funcionamento do intestino, mas também porque reduz os desconfortos estomacais.

Por isso, esse vinagre é muito interessante para pessoas que sofrem com prisão de ventre, sensação de estômago cheio e azias.

Protege o fígado

Outra ação benéfica do produto é a proteção do fígado feita por diversos ácidos presentes em sua composição, como o lático, cítrico e o málico. Estes trabalham diretamente no fígado, reduzindo o acúmulo de gordura no órgão e melhorando o seu funcionamento.

Essa proteção é muito importante não só para aprimorar a atuação do fígado, mas também para prevenir o aparecimento de doenças ou complicações no órgão.

Facilita a perda de peso

Como foi dito, o vinagre de maçã tem componentes que dificultam a absorção de carboidratos no corpo. Ele ainda tem pectina em sua formação, uma fibra que aumenta a sensação de saciedade. Ou seja, ela faz com que as pessoas demorem mais tempo para sentirem fome.

Sendo assim, esse vinagre pode ajudar na perda de peso. Entretanto, é importante deixar claro que o ideal é que o produto não trabalhe sozinho. Isto é, o indicado é que o consumo de vinagre de maçã seja combinado com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos se o objetivo do consumidor é emagrecer.

Faz bem para a pele

Sabia que a pele pode se beneficiar do consumo de vinagre de maçã? Sim! Primeiro, porque esse alimento contém propriedades antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres no organismo.

Ao combater esses radicais, o produto evita o envelhecimento precoce. E, segundo, pois o vinagre possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobiana, que ajudam na prevenção e no tratamento de acnes na pele. Então, esse alimento é um ótimo complemento para os cuidados com a pele.

Como consumir esse vinagre

A forma de consumir o vinagre vai depender do exemplar que você escolher e de seus objetivos. O indicado para o vinagre de maçã orgânico São Francisco, por exemplo, é consumir uma colher de sopa dele 3 vezes ao dia misturado a uma solução de 300ml de água. Mas, outro modelo de vinagre pode ter instruções diferentes.

É essencial ainda consultar um médico se você deseja obter resultados específicos com o produto, pois o profissional saberá lhe dizer qual é a melhor forma de consumir o vinagre para atingir seus propósitos. A consulta com um profissional é importante também, porque seguindo as orientações dele, você não exagerará no consumo do produto.

Não exagerar é fundamental, porque apesar de trazer diversas vantagens como o controle da diabetes e de colesterol, é bom não consumir o alimento em excesso para evitar efeitos colaterais.

Agora que você sabe quais são os principais benefícios de adicionar o vinagre de maçã orgânico ao seu dia a dia, confira boas opções desse produto em nossa loja virtual!

Show Full Content
Previous Magnésio Dimalato, benefícios e como tomar.
Next Maca Peruana, para que serve e seus benefícios

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Whey Protein e seus benefícios

12 de maio de 2014
Close