27 de novembro de 2021

A vitamina C é muito importante para o bom funcionamento do organismo. Não é à toa que desde criança somos incentivados a consumir laranja, já que é uma ótima fonte desse nutriente. Contudo, existem outras maneiras de garantir a reposição dessa vitamina no corpo.

O organismo não produz naturalmente a vitamina C. Sendo assim, ela deve ser ingerida por meio de alimentos ou suplementos. Com isso, é possível aproveitar seus diversos benefícios e garantir funções importantes no corpo. Descubra as principais informações sobre a vitamina C e como consumi-la. Acompanhe!

Vitamina C

O que é vitamina C?

A vitamina C também é conhecida como ácido ascórbico, o qual não é sintetizado por humanos. No entanto, ainda é essencial para o funcionamento do corpo. Por essa razão, é preciso obter por meio da dieta ou suplementação alimentar. Ao ser ingerida, ela é absorvida pelo intestino delgado e distribuída para o resto do organismo. Com isso, o nutriente passa a atuar em processos celulares e metabólicos.

Tipos de vitamina C

É possível encontrar a vitamina C em diversos tipos de alimentos, como laranja, morango, acerola, pimentão amarelo, entre outros. Essas são ótimas fontes desse nutriente para adicionar ao consumo diário. Também há os suplementos alimentares que são ideais para controlar baixos níveis da vitamina no organismo.

Para o que serve vitamina C?

A vitamina C tem o potencial de produzir efeitos incríveis no organismo. Conheça as funções do nutriente no corpo e quais seus benefícios, a seguir.

Melhora gripes e resfriados: têm o potencial de melhorar os sintomas dessas enfermidades e prevenir o agravamento para outras doenças, como pneumonia;

Potencializa a ação antioxidante: combate os radicais livres, diminuindo a secreção de cortisol (hormônio do estresse, o qual interfere o ganho de massa muscular) e o desenvolvimento de doenças degenerativa;

Beneficia a aparência da pele: a ação antioxidante também é potente na melhora da textura da pele. Por isso, empresas farmacêuticas têm usado esse nutriente para cosméticos;

Regula o metabolismo: a vitamina C contribui com a absorção do ferro e atua no controle dos níveis de açúcar no sangue. Dessa maneira, é usado para ajudar no tratamento de anemia e diabetes;

Promove resistência aos ossos: o nutriente atua na produção de colágeno, proteína que além de beneficiar a pele, contribui para o fortalecimento dos ossos.

Como consumir vitamina C?

O recomendado é que a vitamina C seja consumida por meio de alimentos. Sendo assim, por conta da facilidade da oxidação do nutriente em alimentos ao entrar em contato com o ar, é ideal consumi-los crus e frescos. Ao cozinhá-los, prefira o vapor, já que os alimentos também perdem nutrientes quando são cozidos na água.

Contudo, há casos particulares em que um consumo maior da vitamina C é administrado, como pessoas com infecções, grávidas e atletas. Para isso, deve-se consultar um nutricionista para analisar a necessidade de suplementação alimentar e a quantidade ideal diária.

Pode tomar todos os dias?

O consumo diário de vitamina C é recomendado, contudo, a quantidade deve ser controlada. Especialistas apontam que o ideal é 100mg por dia para aproveitar os benefícios desse nutriente. O excesso desse nutriente pode sobrecarregar os rins e aumentar o risco de desenvolvimento de cálculos renais.

Adquira seus suplementos com a Nutrição Inteligente e continue a leitura: Qual é a melhor hora do dia para tomar vitaminas?

Show Full Content
Previous Vitamina E: 12 alimentos e seus benefícios
Next Coenzima CoQ10: o que é e quais os benefícios?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Zinco: o que é e quais os principais benefícios para o organismo?

23 de abril de 2021
Close