11 de agosto de 2020

Vitaminas do complexo B: Qual sua importância?

As vitaminas denominadas de complexo B (B1 ao B12) são as principais responsáveis pela saúde mental e emocional dos seres humanos. Essas vitaminas se diferenciam entre si pela estrutura química, ações biológicas, terapêuticas e também o teor das necessidades nutricionais. Porém, todas reúnem uma característica em comum que são as fontes onde são encontradas que basicamente são em alimentos como carnes, sementes e cereais. Além disso, todas são hidrossolúveis.

Vitaminas do complexo B: Qual sua importância?Benefícios das vitaminas B

Os benefícios advindos do consumo das vitaminas B estão ligados à saúde dos olhos, pele, cabelos, nervos, boca, fígado e também a tonicidade muscular do intestino. Essas vitaminas também atuam como coenzimas participando, de maneira fundamental, no controle de processos metabólicos, principalmente ligados à energia corporal. As vitaminas B também são indicadas como substâncias naturais no combate de ansiedade e depressão, trazendo bem estar ao ser humano.

Vitamina B1

Também chamada de Tiamina tem a função de melhorar a circulação do sangue e auxiliar na produção de ácido clorídrico. Também ajuda a metabolizar os carboidratos consumidos e melhora a capacidade de aprendizado, trazendo mais concentração. Além disso, é fundamental para a saúde do coração, intestinos e estômago.

Vitamina B2

Também chamada de Riboflavina é essencial para a produção de anticorpos que atuam na defesa do organismo, respiração celular, crescimento e formação de hemácias. Atua como participante no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. É aliado da saúde ocular, aliviando a vista cansada e prevenindo a catarata.

Vitamina B3

São elas a Niacina, Niacinamida e Ácido Nicotínico. Garante a circulação adequada e saúde da pele. Auxilia no metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas e produz ácido clorídrico – substância importante para a digestão. Além disso, ainda reduz o colesterol.

Vitamina B5

Também chamado de Ácido Pantotênico atua na formação de anticorpos e é responsável pela produção de hormônios supra-renais que garantem a saúde da flora intestinal, evitando assim o estresse. Auxilia na conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia.


Vitamina B6

Também chamado de Piridoxina é responsável por muitas das reações metabólicas do organismo. Garante a saúde física e mental.

Vitamina B7

Também chamada de Colina garante a regulação biliar e melhora o funcionamento do fígado. Metaboliza lipídeos e colesterol e contribui para a saúde do cérebro.

Vitamina B8

Também chamada de Biotina atua no crescimento das células e garante a saúde de cabelos e pele. Além disso, produz ácidos graxos essenciais ao corpo.

Vitamina B9

Também chamada de Ácido Fólico é responsável pela produção de hemácias e produção de energia.

Vitaminas do complexo B: Qual sua importância?Vitamina B10

Também chamada de PABA ajuda na proteção da pele contra radiação do sol, prevenindo assim o câncer de pele. Atua na quebra da proteína e ajuda na formação de hemácias.

Vitamina B12

Também chamada de Cianocobalamina previne a anemia. Atua na absorção dos alimentos, garantindo uma digestão saudável. Promove a fertilidade, saúde do sistema nervoso e é necessária para a formação do DNA. Não deixe de conferir nossas vitaminas.

Show Full Content
Previous Produtos Light e Diet, você sabe a diferença?
Next Alimentação e Suplementação do Ciclista

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

5 melhores sementes para uma alimentação saudável

21 de julho de 2020
Close