17 de setembro de 2021

O Whey Isolado é um dos melhores suplementos que existem no mercado, e a razão disso é sua alta concentração de proteínas.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, ele possui aplicação tanto para perda de peso quanto para ganho de massa. De fato, o fortalecimento da musculatura é o principal responsável por isso.
Em resumo, ele é um grande aliado para quem quer melhorar a saúde do corpo e/ou aumentar o rendimento nos treinos. Quer aprender mais sobre esse suplemento? Não deixe de ler até o final!

Whey Isolado

Whey Isolado: o que é?

O Whey Isolado, de maneira geral, é um subproduto que resulta da transformação do leite em queijo, na separação da parte sólida da parte líquida durante a produção. O Whey sai dessa parte líquida.

Porém, existem métodos de filtração que são aplicados no líquido e, a depender do processo escolhido, o produto final será o Whey isolado, concentrado ou hidrolisado.

O isolado é o produto que passa pela melhor filtração (microfiltração), que é a mais eficiente e fornece a forma pura da proteína e eliminando a lactose, que é o açúcar presente no leite.

Em geral, cerca de 90% a 95% desse Whey é composto de proteínas. Ele é quase livre de outros componentes, como gorduras e carboidratos. As características desse suplemento são a rápida absorção pelo organismo e o alto valor biológico.

Qual a função do Whey Isolado?

Um fato que poucas pessoas sabem é a importância das proteínas para nossa saúde.

Assim como a água, as proteínas estão presentes em todas as partes de nosso organismo. Tecido muscular, tecido conectivo, hormônios, anticorpos, etc. são alguns exemplos de estruturas que precisam de proteínas.

Pode-se dizer que a função do Whey Isolado é permitir que atletas tenham resultados melhores com a mesma sessão de treino.

Isso acontece pois o Whey atua na reparação dos músculos, os quais são danificados (naturalmente) durante a prática esportiva.

Portanto, ele é um complemento para a dieta de quem tem poucas proteínas no prato. Da mesma forma, ajuda atletas com rotinas intensas a não sofrerem com déficit de proteínas.

Quais são os benefícios do Whey Isolado?

O principal benefício do Whey Isolado é o fornecimento de proteínas essenciais ao organismo. Aliás, ele faz isso sem componentes extras, como gorduras e carboidratos.

Além disso, vale notar que, mesmo vindo do leite, ele não possui lactose. A razão disso se dá pois a lactose é quebrada em várias partes durante a filtragem.

Ele também evita o temido catabolismo, ou seja, o consumo dos músculos para suplementar a energia do organismo durante atividades mais intensas.

Mantém os músculos tonificados e volumosos, ao passo que diminui a gordura corporal.

Também colabora com o emagrecimento, pois é um produto que garante saciedade por muito tempo.

Por fim, fortalece o sistema imunológico, evitando que componentes essenciais se esgotem.

Como consumir esse suplemento?

O consumo de Whey varia de acordo com seus objetivos. De fato, até mesmo o horário do dia deve ser levado em conta na hora da suplementação.

A dosagem correta também é uma informação que causa bastante dúvida. Vale lembrar que o consumo excessivo acarreta descarte pelo corpo, já a falta não traz os benefícios do produto.

Vamos explicar em detalhes!

Dosagem correta

A ciência diz que a dose correta é de 0,8 a 2 gramas de Whey por kg de massa corporal. Portanto, um adulto médio (75 kg) precisa consumir entre 60 e 150 gramas de proteínas por dia.

No entanto, lembre-se de somar as proteínas advindas de outros alimentos, como carnes, peixes e castanhas.

Antes do treino

O Whey antes do treino evita o catabolismo. Para ser eficiente, precisa ser consumido cerca de 45 minutos antes do início das atividades.

Esse horário de consumo é aconselhado quando o treino é intenso. Com mais proteínas em seu organismo, o corpo não vai precisar usar músculos como fonte de energia.

Ao acordar

Ingerir Whey logo ao acordar segue o mesmo princípio da ingestão antes do treino: evita o catabolismo.

Uma das vantagens desse suplemento é que há muitos pratos saborosos que podem ser feitos com ele. É possível fazer até mesmo cookies de Whey e milk shake.

O acompanhamento deve ter baixo índice glicêmico e bastante fibras.

Após o treino

O consumo após o treino serve para potencializar os efeitos do Whey Isolado no que tange à recuperação muscular.

Para ser mais eficiente, vale consumi-lo junto de alimentos ricos em carboidratos de rápida absorção. Mel, frutas e dextrose são os mais indicados.

Antes de dormir

O Whey pode ser consumido antes de dormir, mas isso não é recomendado.

No caso, a ideia é reforçar a absorção de proteínas pelo organismo, mas, dado que o isolado é absorvido rapidamente, ele não alcança o resultado esperado.

O ideal é consumir fontes de proteínas de absorção lenta, nesse caso.

Gostou do conteúdo sobre Whey Isolado? Compartilhe com seus amigos

Show Full Content
Previous Maca Peruana, para que serve e seus benefícios
Next Qual a função da vitamina D em nosso organismo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Saiba mais sobre os tipos de Creatina

3 de junho de 2015
Close